Por Leandra Lima
Na última semana a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro identificou a passagem de uma frente fria que deixaria o tempo instável em algumas partes do estado, com isso o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), apontou uma quantidade significativa de chuva, que duraria entre a sexta-feira (5), ao domingo (6). Entre esse período, dois municípios da Região Serrana, Petrópolis e Teresópolis, foram os mais afetados pelo temporal, que começou na tarde de sexta-feira (04) e teve o pico maior durante a manhã e tarde de sábado (05). As chuvas causaram transtornos em áreas vulneráveis.
Danos causados em Têre
Em Teresópolis a Defesa Civil (DC), contabilizou 27 ocorrências. Foram registrados deslizamentos, quedas de árvores, problemas em vias, queda de postes, alagamento e outros. Ao todo 15 ruas ficaram imersas nas enchentes, sendo elas: Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro; Rua Manoel José Lebrão, na Várzea; Rua Carmela Dutra, em Agriões; Ilha do Caxangá, no Caxangá; Rua Tietê, no Alto; Rua Josepha Jorge Copello, em Fátima; Rua Nova Friburgo, na Várzea; Ermitage; Comary; Rodoviária; Rua Nilza Chiapeta Fadigas, na Várzea; Av. Feliciano Sodré, na Várzea; Rua Rui Barbosa, em Agriões; Rua Heitor de Moura Estevão, na Várzea; Vargem Grande, interior, no 3° Distrito.
Em decorrência das chuvas, 14 pessoas ficaram desabrigadas e 3 desalojadas. Até a última atualização elas se encontravam nos seguintes pontos de apoio: Santa Cecília; Vale da Revolta; Meudon; e na Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida, em Três Córregos. Apesar dos incidentes não houve vítimas fatais. Os maiores volumes de chuva registrados foram no Vale da Revolta, com 238.8mm, Parnaso, com 229.6mm, e Barroso, com 198.6mm
Atuação da Prefeitura
Em resposta, a Prefeitura mobilizou as equipes municipais para atuarem na área urbana e no interior. Os órgãos estaduais, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e INEA, também prestaram apoio ao município.
Os secretários, servidores e técnicos deram apoio aos bairros Beira Linha, Ilha do Caxangá, Granja Guarani, Barra do Imbuí, Posse, Caleme, Vale da Revolta, e Vila Muqui, na área urbana, entre outros, e também em localidades do interior do município, como Vargem Grande e Venda Nova.
Reforço
O Comando da Área Serrana do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro se deslocou para Teresópolis para dar reforço operacional, com militares especializados em Operação em Desastres. Além disso, o 16ª GBM reforçou o Quartel de Bonsucesso, no 3º Distrito, para agilizar o atendimento no interior. O INEA, que já havia enviado veículos e máquinas para a cidade na sexta (4), providenciou o envio de mais veículos para reforçar a operação no sábado (5).
Transporte Público e Serra Rio-Teresópolis
No sábado (5), o transporte público foi totalmente interrompido na cidade, devido à impossibilidade de circulação em decorrência dos alagamentos. A normalização da operação ocorreu gradativamente. O trecho de Serra que liga o Rio de Janeiro a Teresópolis também foi totalmente interditada.
Prevenção
A prefeitura decretou como uma das medidas de prevenção o cancelamento das aulas de sexta-feira (5) na rede municipal, recomendado que as redes particulares também acatassem o pedido. Os comerciantes também foram aconselhados a fecharem os estabelecimentos.
Além disso, a Região Serrana recebeu apoio do Estado, na sexta (4), o governador Cláudio Castro, foi para Petrópolis monitorar a situação. Os comandos-gerais do Corpo de Bombeiros e das polícias Civis e Militares foram transferidos para outras cidades da Serra, além da Costa Verde e da Baixada Fluminense, pois eram as regiões com maiores riscos.
Limpeza
A Prefeitura intensificou as ações de resposta nas regiões mais atingidas pelas chuvas. Na manhã de domingo (06), as equipes das Secretarias de Obras e Serviços Públicos atuaram na limpeza e desobstrução das vias. As equipes da Enel também trabalharam para restabelecer a energia em pontos críticos que chegaram a ficar 14 horas sem luz.
De toda Região Serrana, que engloba também as cidades de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Trajano de Moraes, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim. Apenas Petrópolis e Teresópolis registram ocorrências por conta do temporal.