Milhares de pessoas compareceram nesta quinta-feira (7) na Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, para o desfile cívico-militar em celebração pelos 201 anos da Independência do Brasil. A cerimônia começou com o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos Nacional e da Independência pela Banda Municipal, na Praça Sávio Gama. O Desfile da Independência reuniu, segundo a prefeitura, aproximadamente dez mil pessoas representando 42 instituições.
Dividida em quatro etapas, a cerimônia encantou e emocionou o público que veio até mesmo de outras cidades para conferir, como é o caso da Roseneide da Silva, moradora de Barra Mansa. "O desfile de Volta Redonda, na minha opinião, é o melhor que tem na região. Vim prestigiar a apresentação da minha mãe. Ela integra a Fanfarra da Melhor Idade, faz hidroginástica também, então, a prefeitura está de parabéns".
A professora aposentada Sandra Mara acompanhava o desfile gravando com um celular a apresentação do Colégio Professora Themis de Almeida Vieira. Ela celebrou a beleza e o resgate da tradição do desfile de 7 de Setembro. "Está legal. É uma tradição que estava ficando esquecida, muito por causa da pandemia. Então é muito legal ver o desfile sendo realizado novamente".
Garantindo que ninguém ficasse de fora da festa da Independência, dois locais exclusivos para PCDs (Pessoas com Deficiências) foram montados pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD). Cadeirantes, autistas e pessoas com mobilidade reduzida puderam assistir ao desfile em espaços à margem da Avenida Paulo de Frontin.