Foi realizada ontem (25) uma operação conjunta entre o Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais da Delegacia da PRF de Resende e a Guarda Municipal Ambiental de Barra Mansa, no km 293 da BR-116, em Barra Mansa. A operação contou ainda com o apoio de policiais especialistas nas temáticas ambiental e de trânsito, enviados pelo Setor de Operações da Superintendência da PRF no RJ para incrementar o conhecimento dos policiais da região.
Segundo a PRF, Barra Mansa tem intenso fluxo de veículos que realizam transporte de resíduos industriais e sucatas das usinas siderúrgicas da região, os quais são substâncias com potencial poluidor. Assim, esse transporte deve seguir regulamentos específicos de trânsito e ambientais, muitas vezes negligenciados, com vistas a evitar prejuízos ao Meio Ambiente.
Por se tratar de um eixo viário importante no Estado do Rio de Janeiro, pela Rodovia Presidente Dutra passam diversas cargas que necessitam de licenças ambientais específicas para seu transporte. Esse é o caso dos Produtos Perigosos, a exemplo de combustíveis e produtos químicos, que necessitam de licenças emitidas pelos órgãos ambientais estaduais ou federal para um trânsito seguro.
Nessas fiscalizações com olhar voltado para questões ambientais, também são fiscalizados o Sistema de Emissões de Poluentes dos Veículos Pesados abordados. Veículos pesados, tais como caminhões, produzidos a partir de 2012 que adotam o Sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para controle do seu nível de poluentes, devem estar abastecidos regularmente com o reagente Arla 32 e DIESEL S10 (situações estas que também são fiscalizadas pelas equipes), para que não gerem prejuízos ao meio ambiente.
Até o fechamento desta edição, 07 veículos haviam sido fiscalizados, um veículo foi recolhido pela PRF por irregularidade de trânsito, 03 veículos recolhidos pela GMA-BM por irregularidades ambientais, além de 24 autos de infração de trânsito lavrados pela PRF, 03 autos de infração ambiental lavrados pela GMA-BM e 07 recolhimentos digitais de CRLV para regularização de infrações de trânsito.