Angra 2 realiza parada de troca de combustível

Ação será realizada a partir desta segunda-feira (25)

Por

Parada de Angra 2 tem início nesta segunda-feira

A Eletronuclear inicia, a partir da desta segunda-feira (25), à 0h, uma parada de reabastecimento de combustível de Angra 2. Mais de cinco mil atividades serão realizadas no período, a fim de garantir segurança e alta disponibilidade no próximo ciclo de operação da usina. Cerca de dois mil profissionais estarão envolvidos nos serviços programados. 

Durante os mais de 30 dias previstos de parada, Angra 2 permanecerá desligada. Os trabalhos ocorrerão 24h por dia, sem interrupções. No total, serão substituídos 52 dos 193 elementos combustíveis no núcleo do reator. Além disso, serão realizadas tarefas de manutenção e inspeção em equipamentos que não podem ser isolados durante a operação da usina.. Para efetuar as atividades da parada, a empresa contratou 1.300 trabalhadores nacionais e 200 profissionais estrangeiros.

Angra 1

Já a parada de Angra 1 está programada para começar no dia 28 de outubro, com duração prevista de 50 dias. Estão previstas 4.800 atividades, incluindo manutenções e inspeções periódicas e modificações de projeto, além, é claro, da troca de cerca de um terço do combustível.

Para Angra 1, também serão contratadas empresas nacionais e internacionais, que irão disponibilizar 1.300 profissionais para atuar em conjunto com os técnicos da Eletronuclear.

"As paradas ocorrem a cada 14 meses e são organizadas com, pelo menos, um ano de antecedência, levando em consideração a duração do combustível nuclear e as necessidades do Sistema Interligado Nacional", explica o superintendente de Angra 1, Abelardo Vieira.