Porto Real terá investimentos de R$ 2,5 bilhões em infraestrutura

Anúncio é feito no Palácio Guanabara com a presença de líderes políticos e empresários

Por

Investimentos são anunciados pelo presidente da Stellantis em encontro no Rio

O presidente da Stellantis para a América do Sul, Antônio Filosa, anunciou o investimento de R$ 2,5 bilhões em Porto Real, durante encontro com o governador Cláudio Castro na sexta-feira (22), no Palácio Guanabara. O prefeito Alexandre Serfiotis esteve presente e comemorou o anúncio.

-Nos últimos anos recebemos grandes investimentos em infraestrutura através do Governo Estadual, que ampliaram a capacidade do município para atender e atrair grandes empresas - destacou Serfiotis que ainda apresentou ações municipais para a valorização da mão de obra local. 

Na reunião, também foram abordados temas do setor automobilístico, além dos números positivos do estado do Rio, como a segunda colocação do país em números de geração de emprego. 

- Esse valor que será investido é a prova da recuperação da economia e da credibilidade dos investidores no Rio de Janeiro. Hoje, olhando para o nosso estado, sentimos orgulho. Somos um estado em franca recuperação, e podemos provar por meio dos dados: 20% de toda arrecadação federal é feita aqui, somos responsáveis por extrair 85% de todo o petróleo nacional, além de produzirmos 60% da energia limpa do país - ressaltou o governador. 

O presidente da Stellantis também discursou sobre a parceria com o Governo do Estado. A empresa, que opera no Rio desde 2001, gera cerca de 1,7 mil empregos diretos na planta. 

- É visível para nós da Stellantis a transformação logística, econômica e industrial que o Rio de Janeiro passa. Sabemos que isso só foi possível por meio de muito trabalho e esforço de toda a equipe do governo. - disse. 

Novo C3 Aircross

No final do evento, foi apresentado o novo modelo de automóvel que será produzido em Porto Real pela Stellantis, o novo SUV Citroen C3 Aircross. Este é o segundo veículo lançado pelo grupo no ciclo de 2020 - 2025.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, afirmou que a presença da Stellantis no Rio de Janeiro contribui para a expansão da indústria automotiva fluminense e para o crescimento da região, já que é responsável por 1,7 mil empregos diretos na planta. "Além disso, contribui para a atração de fornecedores, com destaque para empresas de autopeças e prestadores de serviços",explica Vinicius Farah.

Governador recebe estudantes

Cláudio Castro recebeu cinco alunos do projeto Dupla Escola - gerenciado pelo RioSolidario, em Barra Mansa, com o apoio da Stellantis, durante a cerimônia.

Lançado em 2016, o Dupla Escola é um modelo de educação que integra o Ensino Médio Regular e o Profissionalizante, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas que ampliam a possibilidade de inserção no mercado de trabalho. O projeto foi implementado em Barra Mansa, próximo ao polo industrial de Resende, onde há grande demanda por profissionais especializados. Quase 300 jovens já foram formados desde 2016.