Uma pesquisa de opinião feita informalmente pela prefeitura de Volta Redonda mostrou que o prefeito Antonio Francisco Neto está no caminho certo com os programas voltados para a Terceira Idade, incluindo as viagens feitas durante todo o ano. As primeiras entrevistas alcançaram 1.323 pessoas que participaram da viagem entre os meses de maio e julho, e quase 100% delas demonstraram o desejo de voltar a viajar no ano que vem.
"Graças a essa viagem, a gente consegue manter a frequência dos idosos nos programas. E a ida deles aos programas, fazendo exercícios e mantendo convivência social, diminui a ida aos médicos, reduz o uso de remédios controlados e aumenta a expectativa de vida em até 10 anos", disse o prefeito, reforçando que a assiduidade nos programas é pré-requisito para viajar.
Pela entrevista, 99% dos idosos abordados classificaram como excelentes as atividades promovidas pela Smel e Smac para a terceira idade em Volta Redonda. A mesma porcentagem que aprovou a escolha de Caxambu como destino do passeio em 2023 e a estadia no Hotel Glória.
A pesquisa constatou ainda que o passeio no Parque das Águas e no comércio de Caxambu foi o programa preferido para a grande maioria dos idosos nos dois dias que ficaram na cidade. E identificou pessoas que estavam aptas para viajar, mas não foram, para entender o motivo da falta.
Neto explicou que o objetivo da conversa com as pessoas que fizeram a viagem é melhorar cada vez mais a experiência para a Melhor Idade e proporcionar o passeio para um número maior de idosos a cada ano.
"A meta é levar mais de 8 mil em 2023. Os passeios beneficiam todos que praticam ativamente as atividades, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.