Um dos projetos mais significativos da história de Barra Mansa, o Pátio de Manobras que irá finalmente melhorar o trânsito no Centro do município, estão atualmente em sua terceira e última fase. O investimento total passa de R$ 44 milhões. Atualmente ocorre a execução dos serviços de restauração do encontro do viaduto rodoviário na altura da Saint-Gobain, no bairro Barbará.
Está sendo realizada ainda a implantação do sistema de drenagem das duas novas vias urbanas que serão construídas (somando mais de seis quilômetros de extensão); além da continuidade nos muros de isolamento da 'caixa ferroviária'.
Já foram concluídas etapas como a construção de passarelas; deslocamento ou remoção de trilhos pela concessionária MRS; e sinalização das passagens de pedestres e veículos.
A empresa Concremat, que foi contratada pelo DNIT, responsável pela obra, supervisiona os serviços que são executados pela Rodoplex Engenharia.
Liberação
Os trabalhos seguem de forma intensa na passagem de nível na Rua Duque de Caxias, no Centro, e a Guarda Municipal orienta o trânsito. O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, comentou sobre a obra: "Barra Mansa vive hoje um momento muito especial em sua história. São muitas obras acontecendo, e o Pátio de Manobras, sem dúvida, representa uma conquista enorme para nossa cidade", disse.
Esperado por moradores de Barra Mansa há mais de 10 anos, o viaduto localizado no bairro Barbará, na altura da Saint-Gobain, representa uma das etapas mais importantes do projeto do Pátio de Manobras. Atualmente acontecem os trabalhos de readequação da rampa de acesso do viaduto. Após essa etapa, serão iniciadas as obras da outra rampa. Com a conclusão da obra, que é prevista para o primeiro semestre de 2024, será criada uma nova possibilidade de acesso, aumentando consideravelmente a mobilidade urbana no município.
Avenidas
Com a readequação ferroviária, duas novas avenidas serão criadas e uma delas deve ser entregue até o final de 2023. A futura via começará próximo ao Córrego Cotiara, ao lado da Rua Prefeito João Chiesse Filho, passará sob o viaduto Doutor Didácio de Souza Fonseca, no Centro, seguindo até o bairro Barbará. A área já recebe serviços de drenagem e terraplanagem, e, posteriormente, pavimentação.
Após a conclusão do viaduto próximo a Saint-Gobain, será possível iniciar as obras da segunda avenida, que terá um trecho parecido com a primeira, porém se estenderá até a passagem de nível do bairro Saudade, margeando o Parque da Cidade, a Prefeitura e o Parque Centenário.
Além da finalização da obra do viaduto, também será necessária uma intervenção da concessionária VLI para deslocamento da linha ferroviária para o eixo central ao lado da MRS.