Por: Ana Luiza Rossi

Marinha aponta medidas de segurança

Dois pescadores foram resgatados de embarcação após acidente no dia 13 de outubro | Foto: Lauro Oliveira/Defesa Civil

Por Ana Luiza Rossi*

Com a chegada da alta temporada e o aumento das temperaturas, as praias da região da Costa Verde se tornam um dos principais atrativos para turistas em busca de lazer e diversão, que se intensifica ainda mais no fim do ano. No entanto, é essencial que os visitantes saibam reconhecer potenciais perigos do mar e tomar os devidos cuidados para garantir uma experiência segura e agradável.

Para fornecer informações precisas sobre o tema, o Correio Sul Fluminense entrevistou o Comando do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil, que ressaltou a importância de seguir as orientações da Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis (DelAReis), como Agente de Autoridade Marítima, para garantir a segurança da navegação. Sem contar, na proteção da vida humana no mar e também na prevenção da poluição ambiental, para preservação dos patrimônios naturais.

Entre os perigos que podem ser encontrados no mar, ventos fortes, mar agitado e chuvas intensas devem ser tratados como fatores de risco por dificultar a navegação. Por isso, a recomendação da Delegacia é que se evite sair com embarcações nestas condições de tempo.

Já nas praias, os banhistas devem manter uma distância mínima de 200 metros da faixa de areia ao desembarcar, utilizando cais apropriados ou as extremidades da praia.

Emergência

Na nota, a Capitania informa que "em casos de emergência e necessidade de auxílio, ressalta-se que a primeira atitude do condutor deve ser comunicar a situação para a Capitania dos Portos da localidade, mantendo também a Marina/Iate Clube/Condomínio devidamente informada".

Na região de Angra dos Reis, a Delegacia da Capitania dos Portos pode ser acionada pelos telefones (24) 3365-1854 e (24) 99991-0934. Além disso, o número 185 está disponível para emergências marítimas e fluviais em todo o país. Outra forma de ajuda, é o App NAVSEG, lançado recentemente pela Marinha do Brasil, com a função "SOS", que permite o envio de uma embarcação de resgate para a posição do usuário em caso de necessidade.

Documentos

Já para as embarcações, seja de uso pessoal ou para passeios, é necessário os documentos de Título de Inscrição da Embarcação (TIE) e a habilitação do condutor, ambos dentro da validade. Qualquer passageiro pode exigir a apresentação desses documentos e irregularidades devem ser comunicadas à Autoridade Marítima. Também deve ser conferido, antes de partir, a disponibilidade de coletes salva-vidas, extintores de incêndio e o funcionamento dos equipamentos de navegação e comunicação.

Meteorologia

Para verificar as condições meteorológicas para o dia, a Marinha do Brasil disponibiliza a Previsão Ambiental Marinha (PAM) através do site pam.dhn.mar.mil.br e emite avisos de tempo diariamente pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

*Estagiária

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.