Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: MEP discute poluição emitida pela CSN em Volta Redonda

Fumaça emitida pela CSN em Volta Redonda | Foto: Divulgação

MEP discute poluição emitida pela CSN em Volta Redonda

A coordenação da equipe socioambiental do MEP (Movimento pela Ética na Política), realizou uma reunião, no modo remoto, para discutir questões sócio ambientais de Volta Redonda. O encontro teve a representação de universidades, de moradores do bairro Volta Grande IV e da Comissão Ambiental Sul. "Sentimos a necessidade de avaliar os diferentes cenários da poluição da CSN", disse Luiz Gustavo Cavalcanti, articulador do encontro e coordenador da equipe socioambiental do MEP.

 

Audiência com o MPF

O encontro, ocorrido na semana passada, definiu as próximas etapas para dar continuidade ao trabalho feito pelo MEP. "O encontro foi positivo e o debate provocou encaminhamentos importantes", disse Luiz Gustavo. Eles pedirão uma audiência com o MPF (Ministério Público Federal) para saber sobre o andamento do TAC (Termo de Ajuste e Conduta), assinado pela CSN.

Montanha de escória

"O MPF ficou de realizar uma audiência pública sobre a montanha de escória da CSN, que fica no bairro Brasilândia, ainda este ano", lembrou Luiz Gustavo, acrescentando ainda que eles irão fazer contato com pesquisadores,e propor estudos comparativos dos níveis da saúde da população confrontado dados do DATASUS de Volta Redonda com uma cidade de igual porte.

Estágio passa a valer como experiência profissional

O estágio curricular supervisionado será considerado experiência profissional para admissão no primeiro emprego e em concursos públicos da administração pública estadual direta e indireta, das empresas públicas e das sociedades de economia mista. A determinação é da Lei dos deputados Vinicius Cozzolino (União) e Andrezinho Ceciliano (PT), sancionada pelo governador Cláudio Castro. A medida vale para estágio supervisionado feito pelo estudante de educação superior, profissionalizante, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Desemprego

Cozzolino explicou que o objetivo é reduzir o desemprego. "Uma das causas do desemprego é a falta de experiência, o jovem encontra-se preso em um paradoxo: não consegue trabalhar por não ter experiência e não adquire experiência por não ter trabalhado".

Oportunidades

Andrezinho Ceciliano disse que a norma vai abrir oportunidades para os jovens que buscam o primeiro emprego. "Sabemos quantas portas se fecham pela falta de critérios que possam contar como experiência", declarou o deputado estadual.

Qualificação

Uma proposta de autoria do vereador Edson Peroba (Cidadania) pode ajudar a dar uma segunda chance a alcoólicos e ex-usuários de drogas em Resende. Ele sugeriu à prefeitura a implantação de cursos de qualificação profissional voltada para adictos.

Tratamento

O vereador afirma que é grande o número de pessoas que sofrem com esse tipo de dependência. "Queremos que, após receberem o tratamento adequado, essas pessoas sejam encaminhadas para programas profissionalizantes", argumenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.