O governador Cláudio Castro e sua comitiva deram uma boa notícia para Volta Redonda, a primeira cidade visitada no Médio Paraíba nesta quarta-feira, dia 04. A implantação de um condomínio industrial aprovado pela Codin-RJ (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro). A informação foi dada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinícius Farah, durante o Seminário para o Desenvolvimento Regional, no Clube Comercial. Não foi informado sobre o local, nem o número de empregos que será aberto.
- O Governo do Rio está investindo na revitalização e criação de condomínios industriais como parte de uma política pública de desenvolvimento econômico. A ideia é garantir o crescimento do estado a partir do interior. Por isso, em reunião com a Codin foi aprovada a viabilização de um terreno para implantação do Condomínio Industrial de Volta Redonda. Além desse, serão implantados junto à Codin mais quatro nas cidades de Petrópolis, Carapebus e Resende - explicou Vinicius Farah.
Embora a visita a Barra Mansa esteja programada para hoje, o governador não deixou de falar sobre o condomínio industrial do município, que ficará às margens da Via Dutra, onde funcionava a Edimetal. "O condomínio é muito mais do que a possibilidade de levar empresas em si para o município, mas sim de levar cadeias empresariais, gerando uma competitividade entre si, e aumentando os empregos e o número de fábricas principalmente", disse o governador.
Foi assinado ainda, no mesmo evento, o Convênio de Cooperação Técnica entre o Estado e a Aproaço (Associação de Aço do Estado do Rio de Janeiro), que vai fomentar o crescimento do setor metalmecânico. Além disso, ocorreu o lançamento do selo empresa "Amiga da Mulher", que será conferido anualmente às empresas que, comprovadamente, contribuem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos da mulher no estado do Rio.
O prefeito Antonio Francisco Neto, presente no seminário ao lado de várias lideranças políticas e empresariais, falou sobre os benefícios de o município trabalhar junto com o governo do Estado.
- Nunca ninguém ajudou tanto a nossa cidade e a nossa região, como o governador Cláudio Castro. A nossa gratidão é eterna e não prescreve nunca. Espero continuar contando com a Alerj e com o Governo do Estado - enalteceu Neto.
Participaram do seminário, o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha; do secretário de Estado de Governo Bernardo Rossi; do secretário de Estado do Turismo, Gustavo Tutuca; do secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo; da secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar; secretário estadual de Infraestrutura e Cidades, Uruan Andrade; ex-governador Luiz Fernando Pezão, além de lideranças públicas estaduais e locais, de entidades empresariais, representantes de instituições financeiras e empresários.
Policlínica da Mulher
A Policlínica da Mulher Dr. Júlio Pereira Gomes, no bairro Aterrado, que passou por reforma geral e recebeu novos equipamentos, foi inaugurada pelo governador e ocorreu em comemoração à "Primavera Rosa" - campanha municipal de conscientização e prevenção ao câncer do colo do útero e de mama. A unidade recebeu investimento de R$ 1,75 milhão e retomar os atendimentos, que estavam acontecendo na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro em Niterói.
O prefeito Neto fez questão de, mais uma vez, agradecer o apoio do governador. "São diversas obras em andamento, frutos de investimento do governo do estado. Na área da saúde, especificamente, agradeço à parceria da Secretaria de Estado de Saúde, hoje com Cláudia Mello à frente da pasta, mas sem esquecer o Dr. Luizinho (Luiz Antonio de Souza Teixeira Júnior), que esteve como secretário de Saúde até meados de setembro. Não posso esquecer também de agradecer ao secretário de Estado de Infraestrutura e Cidades, Uruan Andrade", ressaltou Neto.
O governador esteve também em Porto Real, onde visitou às obras do Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis, além de participar da inauguração do Acesso Leste e ordem de início das obras da nova rodoviária. Teve ainda cncontro no Cluster Automotivo, no auditório do Grupo PSA.