A Prefeitura de Barra Mansa alerta os moradores sobre um novo golpe que está sendo aplicado através do benefício SuperaRJ, programa social de renda mínima do Governo do Estado do Rio, criado com o objetivo de ajudar as famílias a superar as dificuldades provocadas pela pandemia de Covid-19.
De acordo com coordenadora do Cadastro Único, Celina Porte, uma mulher tem percorrido bairros levantando dados de moradores e oferecendo a falsa esperança de que os mesmos irão receber o benefício social no valor de R$300. "Tomamos ciência de que uma mulher, que se identifica como orientadora social e com o nome de Carolina, tem visitado residências e pedido dados dos moradores. Ela se apresenta com um falso crachá e uma matrícula inexistente, informando, principalmente, a aposentados e pensionistas, de que essas pessoas possuem direito ao programa SuperaRJ e que, para isso, elas precisam fornecer documentos pessoais", explicou.
A coordenadora do Cadastro Único destaca ainda que a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos não possui funcionários realizando qualquer tipo de cadastro para serviços sociais. "Os primeiros relatos dão conta de que ela vem atuando em bairros da Região Leste. Alertamos os moradores de que os cadastros para benefícios sociais são realizados diretamente nos Cras. Se por ventura algum morador precisar desse tipo de atendimento domiciliar, a equipe do Cras faz a comunicação, além de ir até a residência em veículo oficial e devidamente identificado", alertou.
Ainda segundo o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando, a pasta já comunicou o fato às autoridades policiais e pede que os moradores também denunciem o fato.