Mulheres empreendem cada vez mais e lideram negócios próprios
Dia 19 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data que foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014 para evidenciar, destacar e valorizar o papel da mulher no ambiente empreendedor. Um pesquisa realizada pelo Sebrae, com base da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, no 3º trimestre do ano passado, aponta que o Rio de Janeiro, junto ao Ceará, são os estados com maior proporção de empreendedoras do país.
Atualmente, 38% das mulheres estão liderando seus empreendimentos no estado. Em contrapartida, a média nacional é de 34,4%. Cinquenta e três por cento das mulheres empreendedoras do Rio de Janeiro são chefes de família.
Noventa e um por cento das donas de pequenos negócios no Rio de Janeiro trabalham por conta própria. Nove por cento são empregadoras, sendo que a maioria conta entre 1 e 5 funcionários. Os empreendedores homens obtêm um rendimento mensal 13,4% acima das mulheres, mesmo elas sendo mais escolarizadas. No Rio de Janeiro, 33% das empreendedoras contam com ensino superior completo.
Cristiane Magalhães, dona do Menina's Estética Automotiva, no Eucaliptal, em Volta Redonda, é a prova do espaço cada vez maior conquistado pelas mulheres. "Eu sempre gostei de trabalhar com carros, tive agência de automóveis mas já estou há dez anos na estética", explica. Cristiane comenta um pouco sobre o trabalho e dá dicas para quem possui interesse em ingressar nesse ramo.
- Ainda é um pouco incomum, mas isso está mudando com os anos, quando abri essa oficina, dez anos atrás, ainda existia muito preconceito e tabu quando o assunto era mulheres e automóveis, mas hoje em dia fico feliz em ter conseguido transformar isso aqui no meu "ganha pão" e adquirir diversos clientes fiéis que seguem comigo ao longo desses dez anos. Para as mulheres que também se interessarem, eu sempre digo que o mais importante é o conhecimento, tentar adquirir o máximo possível e a partir daí ir construindo e moldando o seu negócio - afirma.