Curso de Comunicação do UBM prestes a acabar
Última edição do Bar Acadêmico, tradicional evento do curso, acontecerá dia 22 de novembro
O curso de Comunicação do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), que agora é só Jornalismo, um dos pioneiros da região Sul Fluminense, estaria prestes a acabar. Um dos professores da instituição divulgou nos últimos dias uma nota convidando alunos, ex-alunos e professores novos e antigos, além dos atuais formandos, para dia 22 de novembro participarem da última edição do Bar Acadêmico, tradicional evento do curso, que seria uma forma de despedida.
Quando a notícia começou a se espalhar, diversos profissionais de Jornalismo, formados na instituição, se manifestaram. "Uma pena, um curso tão antigo e renomado acabar sim", falou um deles.
Júlia Andrade estuda jornalismo no UBM desde 2019, e se formará este ano. Segundo a aluna, a universidade já estava com dificuldades para abrir novas turmas desde seu ingresso no curso. A formanda explica que os alunos já matriculados ajudavam a universidade a captar novos estudantes. Entretanto, o número mínimo de alunos necessários para iniciar uma turma não era devidamente esclarecido pela UBM, e os resultados da captação nunca eram suficientes. "Se conseguíamos 15 alunos para abrir turma, eles queriam 18. Se conseguíamos 18, precisavam de 20", aponta. Segundo ela, nunca foi esclarecido aos alunos o motivo do fim do vestibular de jornalismo na universidade.
Júlia ainda afirma que o investimento destinado ao curso tem sido insuficiente, citando como exemplo a oferta de equipamentos de gravação obsoletos e o desmonte do estúdio audiovisual criado para o curso. Para a aluna, que acredita na necessidade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão, acompanhar o fim do curso na universidade lhe causa angústia e revolta.
O jornal Correio Sul Fluminense entrou em contato com o Centro Universitário de Barra Mansa para saber mais detalhes sobre o fato, mas até o fechamento da edição, não obteve retorno.