Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Médio Paraíba poderá ganhar Bilhete Único intermunicipal

Jari enumera trabalho feito durante o ano de 2024 | Foto: Divulgação

Médio Paraíba poderá ganhar Bilhete Único intermunicipal

Um projeto de lei que institui o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) no Médio Paraíba foi protocolado na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio) esta semana pelo deputado estadual Jari Oliveira (PSB). A proposta altera a Lei 5.628 de 29 de dezembro de 2009, que abrange somente a região Metropolitana, para incluir a região Médio Paraíba, com os 12 municípios: Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.

 

Recursos do Fundo de Transporte

O valor do Bilhete Único Intermunicipal, subsidiado pelo Estado do Rio com recursos do Fundo Estadual de Transportes, é de R$ 8,50. O benefício é destinado aos cidadãos cadastrados no programa BUI, com idade acima de cinco anos e máxima de 64 anos com renda mensal inferior ou igual a R$ 3.205,20. É válido para todos os meios de transporte, podendo ser utilizado duas vezes ao dia.

Pesquisa ampliada

A Eletronuclear ampliou a abrangência da pesquisa realizada pela empresa: todos os bairros do I e II distritos de Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense, também fazem parte da nova etapa. A iniciativa, que tem o objetivo de atualizar o perfil socioeconômico e os hábitos alimentares da população de Angra e Paraty, começou em julho e deve se estender pelas próximas semanas.

Vereador propõe central de energia solar em Resende

A adesão de Resende a fontes alternativas de energia está sendo defendida pelo vereador Matheus Oliveira (Podemos). Ele é o autor da indicação nº6,914/2023, que propõe à Prefeitura a implantação de uma central de distribuição de energia solar no Eco Parque Abolicionista Luis Gama. Segundo o parlamentar, a medida vai ao encontro das políticas de defesa do meio ambiente adotadas em todo o mundo. "Não é de hoje que sabemos da necessidade de implantar fontes de energia limpa e renovável, como a solar. Além disso, a iniciativa vai representar economia para o erário público a longo prazo", comenta o vereador.

Alternativa

A energia solar provém da radiação eletromagnética (luz e calor) emanada pelo sol. Trata-se de uma fonte alternativa, renovável e sustentável de energia que não emite gases responsáveis pelo efeito estufa, além de ser abundante em quase todo o planeta.

Economia

A utilização de energia solar fotovoltaica em prédios públicos não é novidade.Vale destacar que, ao longo dos últimos anos, a energia solar vem sendo adotada pelo Poder Público na esfera municipal, estadual e federal, como forma de dar o exemplo e em função da economia.

Em uso

A prefeitura de Curitiba (PR), a Assembleia Legislativa do Maranhão, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Ministério de Minas e Energia são alguns exemplos de prédios públicos que já são abastecidos desta forma, segundo explica o vereador.

Eco Parque

Além disso, um dos maiores projetos ecológicos da região, o Eco Parque Abolicionista Luis Gama está sendo construído no Aeroporto de Resende, bem ao lado do Hospital Veterinário, na Morada da Colina. O espaço terá 319 mil metros quadrados de extensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.