Por: Lanna Silveira

XXIV Festival Arte em Cena começa em Volta Redonda

Neste ano, o Arte em Cena completa 34 anos sob a orientação da diretora Stael de Oliveira | Foto: Divulgação

Por Lanna Silveira*

A 24ª edição do Festival de Teatro Arte em Cena, realizado pela Cia. de Teatro Arte em Cena, começou nesta quinta-feira (2) em Volta Redonda, no Teatro Gacemss I. A programação deste ano oferecerá 14 espetáculos, que serão apresentados em dois períodos: do dia 2 até 7 de novembro, e do dia 23 até 1° de dezembro. Os ingressos podem ser comprados pelo portal Sympla, pelo valor de R$ 20 para cada peça, ou pela bilheteria do teatro. No dia das apresentações, o valor do ingresso será R$25. A entrada é gratuita para crianças de até 3 anos.

Realização pela arte

Neste ano, o Arte em Cena completa 34 anos sob a orientação da diretora Stael de Oliveira. O marco de 24 edições do festival é motivo de orgulho para a atriz, que se sente realizada ao perceber que o Arte em Cena foi capaz de modificar muitas vidas por meio do teatro. Stael ressalta que ser bem-sucedido com arte em uma cidade interiorana não é uma tarefa fácil, e isso alimenta ainda mais a sua gana de levar o teatro pro máximo de pessoas possível. "Centenas de pessoas se descobriram no Arte em Cena nesses anos todos. Hoje, dou aula para filhos de ex-alunos. É maravilhoso saber que é possível dar continuidade ao meu trabalho no interior, apesar de toda a resistência que isso exige", explica.

Toda a equipe da companhia, incluindo professores, passaram pelo Arte em Cena e pela formação de Stael. A diretora acredita que a experiência prévia desses profissionais com a dinâmica dos festivais e a realidade dos alunos auxilia na entrega de um trabalho de excelência.

Preparação

Atualmente, a companhia possui mais de 300 alunos e cerca de 20 grupos de teatro. A preparação de toda equipe para os festivais exige a execução de muitos processos detalhados, que envolvem a idealização e preparação de cenários e figurinos, a escolha das peças que serão apresentadas e o tratamento dos textos, o direcionamento dos espetáculos para cada grupo e os ensaios. Cada edição do festival envolve a confecção de uma camiseta do Arte em Cena, que é usada pelos alunos durante as aulas de teatro e nos dias de apresentação. Stael explica que os ensaios para os espetáculos do festival começam com cerca de quatro meses de antecedência, enquanto a seleção das peças que serão exibidas é feita no início de cada ano.

A diretora enfatiza que o envolvimento dos alunos durante a preparação do festival ajuda a evoluir sua performance nos palcos. "O aluno vai ficando encantado com a direção recebida nos ensaios, em poder experimentar os figurinos e visualizar a peça com o cenário pronto", explica a diretora, que também acredita que a oportunidade de assistir às interpretações de outros grupos também auxilia nessa evolução.

Público crescente

Mesmo após o período de pandemia de Covid-19, que forçou a paralisação dos festivais presenciais por dois anos, o número de espectadores das peças e a procura de alunos pelos cursos continuou crescendo. Stael aponta que os atores da companhia não desistiram de fazer teatro durante o período de isolamento, citando a realização dos festivais do Arte em Cena em plataformas online, e diz que ainda sente uma vontade dos alunos de compensar o tempo perdido pelo distanciamento.

*Estagiária



Sexta-feira (3)

Espetáculo: O Fantástico Mistério de Feiurinha



Sábado (4)

Espetáculo: Desventuras de um amor



Domingo (5)

Espetáculo: Romeu e Julieta



Segunda-feira (6)

Espetáculo: Vidas Retratadas



Terça-feira (7)

Espetáculo: De volta aos anos 2000



Quarta-feira (23)

Espetáculo: Espelho meu





Quinta-feira (24)

Espetáculo: Narrativas



Segunda-feira (27)

Espetáculo: O canto de beira rio



Terça-feira (28)

Espetáculo: Detetive e Nossa história, às 19h30



Quarta-feira (29)

Espetáculo: Eternamente Cazuza



Quinta-feira (30)

Espetáculo: Bailes e Baladas



Sexta-feira (1º)

Espetáculo: Uma história de pescador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.