Por: Arthur Ramos

Alunos fazem primeira prova do Enem já de olho na segunda etapa

Alunos enfrentam engarrafamento na entrada da FOA | Foto: Santa Cruz em Alerta/Divulgação

O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste domingo, dia 05, em todo país, gerou movimento também em Volta Redonda, uma das maiores cidades do Médio Paraíba. No município, a prefeitura disponibilizou passagens de ônibus gratuitas para os estudantes, desde que fosse apresentada o cartão de passe escolar.

As provas foram aplicadas em quatro unidades de ensino: UniFOA Campus Três Poços; Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal; Escola Municipal Juarez Antunes, no bairro São Luiz; e Escola Municipal José Botelho de Athayde, no bairro Vila Americana.

Com boas expectativas, os estudantes da região terminaram a primeira etapa já de olho na segunda prova, que acontece dia 12. Daniel dos Santos é um deles: "Estou com as expectativas bem altas, está sendo minha primeira vez realizando essa prova tão importante e tenho certeza que darei meu melhor e terei bons resultados", comenta o aluno.

Ele também diz quais são suas técnicas utilizadas para conseguir otimizar seus estudos: "Sempre que eu paro para estudar, tento fazer de uma forma que não seja algo sem graça e sim divertido e interessante, assim eu consigo entender as matérias de forma mais clara", finalizou Daniel.

A aluna Bianca Tavares deu sua opinião sobre a divisão da prova em dois finais de semana diferentes: "Eu prefiro neste formato atual, é muita matéria para ser estudada e em apenas um final de semana seria muito mais desgastante do que já é, apesar do desgaste já ser extremo", comenta.

O professor de português Alexandre Batista explicou como é feito a preparação do aluno para a prova: "Os professores selecionam os conteúdos mais recorrentes nas provas do Enem e buscam questões anteriores da banca que tratem desses conteúdos a fim de desenvolver estratégias de resolução das questões".

Ele comenta como foi a rotina dos professores nos últimos dias de preparação: "É uma rotina frenética, uma vez que estamos envolvidos emocionalmente com todo o processo e o sucesso dos estudantes é muito importante para nós. Assim, estamos o tempo todo buscando atividades diferentes, novidades sobre a banca, animando os estudantes", finaliza Alexandre.

Já Vagner dos Santos, professor de geografia, ressalta a ansiedade dos alunos para a prova e dá dicas para relaxar antes da prova: "Esse ano nós observamos uma ansiedade maior dos alunos em relação ao Enem, já que a maioria dos estudantes fez o 9° ano do ensino fundamental e o 1° ano do ensino médio de forma remota durante a pandemia, o que resultou em parte da assimilação do conteúdo de forma precária. O que nós recomendamos aos alunos antes da prova é conseguir o máximo de relaxamento possível e evitar estresse, faça algo que te deixe bem e evite tentar aprender algo muito complexo de última hora".

Ele conclui explicando algumas estratégias que os alunos podem utilizar: "São provas extremamente longas, então elas acabam se tornando uma prova de resistência. O que a gente sempre diz é fazer todas as questões que o aluno considerar fácil primeiro e depois tentar as mais difíceis, para que ele não perca tanto tempo nas questões complexas e no final precise chutar uma questão considerada fácil devido a falta de tempo", conclui Vagner.

Estagiário

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.