A força do mar no Rio de Janeiro assustou moradores e turistas no último domingo, dia 5. O Corpo de Bombeiros segue, inclusive, fazendo buscas por um adolescente de Resende desaparecido no mar no domingo, em meio a forte ressaca que assustou banhistas na cidade. Durante o dia, ondas invadiram ruas em Ipanema, na zona sul. Leonardo Tavares da Silva, de 16 anos, é morador do bairro Cabral. Ele desapareceu após o mar invadir vários pontos da orla. Leonardo estava na altura da Rua Farme de Amoedo, na praia de Ipanema. De acordo com a corporação, ele fazia parte de um grupo de excursão.
Os bombeiros foram acionados por volta de 10h30 para resgatar pessoas que estavam se afogando na praia. Dois adultos foram resgatados e receberam atendimento, mas o jovem de 16 anos desapareceu. As buscas contam com o auxílio de uma aeronave, motos aquáticas e drones.
Por volta das 15h, o Centro de Operações Rio reforçou em suas redes sociais alerta para que as pessoas evitassem entrar no mar. A Marinha emitiu aviso de ressaca com previsão de ondas de até 3,5 metros.
Ao portal G1, a mãe do adolescente relatou que não sabia da viagem dele ao Rio, e disse que foi avisada quando os bombeiros já buscavam por ele. A mulher afirmou que nenhum responsável pela excursão entrou em contato para checar se ele tinha permissão para viajar.
Outro caso
Em setembro, também sob aviso de ressaca, outro adolescente desapareceu em Ipanema. Daniel Matheus de Souza, 13 anos, foi encontrado morto dez dias depois na Barra da Tijuca, na zona oeste. Segundo a família, Daniel foi arrastado por uma forte onda enquanto brincava na areia.