Por Arthur Ramos*
Samuel Melgaço, morador do bairro Aterrado, decidiu em 2019 ajudar os moradores de Volta Redonda que estivessem passando fome. Ele resolveu colocar em frente a sua casa, uma geladeira que, diariamente, é recarregada com alimentos para que, quem necessita, possa se alimentar.
Ele conta como foi que surgiu essa ideia da geladeira solidária: "Eu estava assistindo uma matéria na televisão e vi um caso no Canadá e outro em Goiás que as pessoas faziam algo parecido, na mesma hora decidi que era algo que eu queria fazer também, para ajudar as pessoas que precisam. Decidi colocar em frente a minha casa por ser mais fácil de administrar", comenta.
Recursos
Samuel comenta como ele consegue os recursos para ajudar os moradores: "Normalmente eu faço as refeições com meu próprio dinheiro, mas nessa caminhada conheci muita gente que passou a ajudar constantemente, fora amigos de longa data que também colaboram e as vezes consigo a contribuição de alguns alimentos vindos de estabelecimentos da cidade. Eu contratei pessoas para me ajudarem na parte da cozinha também, principalmente aos sábados onde o número de refeições que a gente faz é maior".
Por fim ele diz quantas pessoas atualmente está conseguindo ajudar: "Normalmente eu consigo entregar cerca de 22 a 24 refeições e lanches da tarde por dia, o café da manhã eu não tenho uma conta certa pois eu simplesmente deixo na geladeira e quem quiser vem e pega, mas já estive em épocas melhores, em que conseguia ajudar com cerca de 30 refeições, hoje ainda é um número alto porém pelo menos não está sendo como era na pandemia, que eu estava precisando de bastante doações para manter as refeições", finaliza.
*Estagiário