Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Em meio à crise energética, Angra 2 volta a operar

Usina de complexo nuclear em Angra é religada | Foto: Divulgação/Eletronuclear

Em meio à crise energética, Angra 2 volta a operar

Em meio à crise energética que explodiu em toda a região do Médio Paraíba, a usina nuclear Angra 2 foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional, na semana passada, após passar pela parada programada de reabastecimento de combustível, iniciada em 25 de setembro. A unidade alcançará 100% de potência ainda nesta semana. Mais de cinco mil outras atividades foram realizadas no período, a fim de garantir segurança e alta disponibilidade neste novo ciclo de operação. Cerca de dois mil profissionais estiveram envolvidos.

 

Atividades complexas

"Durante a parada, tivemos algumas ações de destaque: a modernização da proteção elétrica dos transformadores principais e do gerador principal, além da substituição do rotor do gerador principal - que pesa 200 toneladas. São atividades complexas que foram realizadas com sucesso. É motivo de muito orgulho", conta o superintendente de Angra 2, Fabiano Portugal.

Angra 3 deve voltar só em dezembro

Já a Usina Nuclear Angra 1, que foi desligada do Sistema Interligado Nacional, no dia 28 de agosto deste ano, deve voltar a operar em meados de dezembro. Além do reabastecimento de combustível, também serão feitas inspeções, manutenções e instalações de modificações de projeto. Cerca de 4.800 tarefas vão ser realizadas para garantir a segurança da usina. A parada vai movimentar 1.300 profissionais brasileiros e estrangeiros.

Serrinha do Alambari tem obras de pavimentação

Única via de acesso à Serrinha do Alambari, um lugarejo de Resende, a Estrada Joaquim Criminal da Silveira está passando por obras de pavimentação com intertravados de concreto. O valor da obra é de R$ 4.951.831,92 e o término está previsto para 23 de junho de 2024. A melhoria foi anunciada pelo vereador Nelsinho Diniz, que é autor da indicação à Prefeitura para a realização dos trabalhos no local. O parlamentar conta que o trânsito na via é intenso e que a obra atende à demanda dos moradores e frequentadores da Serrinha. De acordo com ele, as características daquela área fazem com que a conservação precise ser frequente.

Reparos

"A estrada fica em um terreno com grande aclive, necessitando de reparos constantes, principalmente após períodos de chuva", explica o vereador Nelsinho, que conhece de perto a Serrinha do Alambari, com lindas cachoeiras e outras atrações turísticas.

Bom estado

 Nelsinho destaca que a via é fundamental para a circulação de moradores, produtores rurais e turistas. "Além de permitir que as pessoas possam ir e vir em segurança, manter a estrada em bom estado contribui para movimentar a economia da Serrinha", comenta.

Vagas

O Ciee-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola) disponibiliza vagas de estágio para estudantes da região Sul Fluminense e Costa Verde. Entre as oportunidades, para Volta Redonda, Angra dos Reis e Barra do Piraí há estágio para aluno cursando superior em Administração.

Vagas II

Ainda em Angra, há oportunidade em Ciências Contábeis. Em Barra Mansa, oportunidades para ensino médio, técnico de enfermagem, técnico em administração, administração e engenharia mecânica. Interessados devem enviar o currículo para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.