Por:

CORREIO VALE PARAÍBA: Festival de Cinema Italiano chega em Barra do Piraí

Prefeito pretende investir no setor audiovisual | Foto: Divulgação

Festival de Cinema Italiano chega em Barra do Piraí

Barra do Piraí sediará, pela primeira vez, o Festival de Cinema Italiano no Brasil. O evento acontece de 1 a 9 de dezembro, na Estação Cultural Rosemar Pimentel, com todas as exibições gratuitas. O festival contará com 14 filmes, exibidos às 19h30min entre segunda e sexta-feira e, nos finais de semana, às 17h30 e 19h30. Dentre as obras, estão dez lançamentos e quatro retrospectivas. A programação completa do evento pode ser conferida no site da Prefeitura. Esta é a 18ª edição do festival, fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo.

 

Iniciativa

O evento, que é patrocinado pela Embaixada da Itália, chegou à cidade por meio de uma iniciativa do Polo Audiovisual municipal, em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura. Esse festival é uma forma de reforçar Barra do Piraí como "Cidade do Audiovisual". Segundo Roberto Monzo, diretor executivo do Polo Audiovisual, a cerimônia fortalece as ações do setor e movimenta a cultura.

Fomento

Para o prefeito Mário Esteves, a atribuição do título "Cidade do Audiovisual" é positiva para incentivar o crescimento do setor na cidade. "Poderemos ampliar a produção de projetos, criar cursos voltados às atividades do setor audiovisual, dar apoio à criação de espaços voltados para a formação profissional de artistas e apoiar à participação em eventos nacionais e internacionais desse ramo", pontua.

Gacemms apresenta espetáculo de dança

O espetáculo de dança contemporânea "A via crucis do corpo" será apresentado no Teatro Gacemms 1, nos dias 2 e 3 de dezembro. A exibição acontecerá às 19h nos dois dias, e a classificação etária é livre. A apresentação é inspirada na obra de mesmo nome da autora Clarice Lispector, que possui 13 contos. Cada personagem vive uma história que contempla a temática da solidão, lidando com o sentimento de diferentes formas e percorrendo caminhos difíceis para superá-lo.

Espetáculo

Em cena, os bailarinos utilizam a linguagem corporal para demonstrar pontos chave de cada conto do livro, que abordam temáticas delicadas como o corpo, o desejo, a sensualidade e outras válvulas de escape que podem ser usadas usadas para preencher o vazio causado pela solidão.

Espetáculo II

A narrativa construída por Clarice mostra como a fragilidade humana faz com que decisões e atitudes fúteis sejam escolhidas no desespero por se sentir completo. O espetáculo percorre uma linha dramatúrgica que explora a essência humana através de suas emoções, anseios e tentações.

Exposição

O Coletivo Circulandô no Cordel, que oferece uma mostra de moda, arte e gastronomia, acontecerá em Volta Redonda em todos os sábados de dezembro. O evento reunirá artistas, artesãos, estilistas, cozinheiros e produtores da região, das 10h às 17h, no calçadão da Avenida 17 de Julho, no Aterrado.

Exposição II

Durante o evento, serão promovidas doações para o Asilo de Pinheiral, que aceitarão itens como produtos de higiene pessoal e roupas. Também faz parte da programação uma ação do projeto Conexão Literária Sul Fluminense, que fará troca de livros por um quilo de alimento não perecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.