Barra Mansa e Angra dos Reis vão celebrar o Dia Nacional do Samba (2 de dezembro), um dos gêneros musicais mais apreciados pelos brasileiros em todas as regiões do país, com muita música e animação. A prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura, realizará neste fim de semana o evento 'Dia Nacional do Samba'. Os shows acontecerão no sábado (02) e no domingo (03), a partir das 14h, no Calçadão Dama do Samba, na Beira-Rio, no Centro. A entrada é gratuita.
No primeiro dia de evento as atrações serão Quintal do Pagodinho, que conta com os tradicionais sambistas Elaine Machado, Pedrinho da Flor, Leandro Di Menor, Alamir e Brasil, além dos grupos Partido A Mais e Reunião Papo de Samba. Já no domingo os shows ficarão por conta do Claudinho do Alerta, Everton Santos e Banda, Brunão do Banjo e Ziriguidum, levando muito samba e diversão para todo o público.
Escolas de samba
Em Angra dos Reis o Dia Nacional do Samba será festejado com grande show com componentes de escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, passistas, intérpretes renomados, mestre-sala e porta-bandeira premiados e a participação dos blocos carnavalescos de Angra.
A programação começa às 11h da manhã neste sábado, na praça Zumbi dos Palmares (Praça do Peixe). A estrutura já está preparada, e a entrada é gratuita. O evento é uma realização da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.
Grandes nomes do Carnaval do Rio de Janeiro, destaques da Marquês de Sapucaí, já confirmaram presença: o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Marcinho e Cristiane, nota 10 da Escola de Samba Vila Isabel, acompanhados de ritmistas, baianas, e os intérpretes Thiago Chaffim e Hugo Júnior, premiados nas escolas do grupo especial, e o cavaquinista Dedé do Cavaco.
Blocos
Também estarão animando a festa blocos carnavalescos de Angra dos Reis com suas baterias, puxadores e componentes que prometem fazer um "esquenta" para o Carnaval 2024.
O secretário municipal de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, promete uma bonita festa para celebrar o Dia do Samba, patrimônio cultural imaterial brasileiro, e trazer para cidade o melhor das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro.
- O samba é patrimônio cultural do Brasil e precisamos celebrar este dia com nossos blocos carnavalescos. Será uma grande festa para exaltar nossa cultura e com um show de samba no pé - ressaltou o secretário Andrei.