Exercício da Aman simula guerra em três cidades do Sul Fluminense

Por Ana Luiza Rossi

Manobra da Aman simula situação de guerra

Por Ana Luiza Rossi

Muitos dos moradores dos municípios da região ficaram surpresos nas últimas semanas ao se depararem com blindados da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), helicópteros e até mesmo soldados camuflados. É que de 28 de outubro até 5 de novembro, a academia realizou a Operação Pirapitinga - Manobra Escolar 2023, que acontece anualmente e simula nada menos do que um verdadeiro quadro de guerra.

"A Manobra Escolar representa o coroamento do ano de instrução. É a oportunidade em que os cadetes do 4º ano exercem as funções de comando que, a partir de 2024, desempenharão nos corpos de tropa", disse o general Richard, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

A atividade envolveu mais de 40 organizações militares. Além de operações básicas ofensivas e defensivas, também ocorreram operações e ações complementares de transposição de curso d'água, assistência humanitária, infiltração e assalto aeromóvel, junção, operações de informação e defesa cibernética.

Ação em Quatis

Na quarta-feira (01) a Aman em parceria com a prefeitura de Quatis promoveu uma ação cívico-social no município, no Futuro Parque da Cidade, no Jardim Polastri, e fez parte da atividade da Manobra Escolar.

Durante a ação, aconteceu a apresentação musical da banda Aman, exposição de veículos militares e atendimentos médicos de várias especialidades, entre elas urologia, ginecologia, psiquiatria, pediatria, cardiologia, odontologia e outros, realizadas em conjunto com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde). Foram registrados 136 atendimentos.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro, cidade que abriga a Aman, se manifestou em suas redes sociais sobre as manobras: Fui acompanhar neste sábado (04) mais uma edição da manobra escolar da Aman. Mais de três mil militares participam deste grande evento, que tem como objetivo treinar e orientar os alunos, sociedade civil e diversas entidades sobre um possível combate militar", disse o prefeito.

Ele lembrou ainda que o simulado é o maior da América Latina nesta área de toda América Latina, envolvendo armamento, equipamentos, veículos, dentre outros itens.

-Gostaria de parabenizar toda Aman pelo exercício, que é muito importante para toda sociedade, principalmente para nosso município, que é berço da Academia Militar. Aproveito ainda para agradecer pela parceria de sempre - conclui o prefeito.

Acidente

Durante o exercício, aconteceu um acidente, na tarde de quinta-feira (02), envolvendo uma viatura blindada da Aman com quatro militares, próximo ao distrito de Fumaça, em Resende. O veículo tombou enquanto participada da manobra.

Procurada pelo Correio Sul Fluminense, a academia confirmou o caso. O acidente aconteceu por volta de 13h30 com uma viatura Guarani do Exército que estava em deslocamento da Pedra Selada para Fumaça, por estrada não pavimentada. A margem da via cedeu e o veículo tombou.

Também foi confirmado que os militares que estavam dentro do blindado foram evacuados para o Hospital Unimed-Resende, onde foram examinados e liberados no mesmo dia. A Aman abriu um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias do acidente e investiga o caso.

Estagiária