Estudantes participam de simulado de evacuação
Defesa Civil de Barra Mansa e Porto Real orientaram sobre como proceder em situação de risco
Estudantes de Barra Mansa e Porto Real participaram nesta quinta-feira, dia 9, de um simulado de evacuação de emergência, realizado pela Defesa Civil. Em Barra Mansa, a ação foi realizada com alunos da Escola Municipal Argemiro de Paula Coutinho, no bairro São Luiz. A ação foi acompanhada pela Guarda Municipal e contou com a participação de cerca de 240 estudantes, com idades entre quatro e 11 anos.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, o simulado foi planejado em conjunto com órgãos estaduais. "Essa ação está ocorrendo em todo o estado do Rio de Janeiro, por meio do Corpo de Bombeiros e das defesas civis municipais e estaduais. Aqui em Barra Mansa, nós escolhemos esta unidade escolar por ela estar em área suscetível à inundação pela sua proximidade ao Rio Barra Mansa. Além disso, o simulado também traz orientações para uma eventual ocorrência de incêndio", explicou.
O coordenador da Defesa Civil lembrou ainda que a partir desta atividade, um documento será elaborado com as ações que deverão ser seguidas durante as eventuais ocorrências.
O diretor da escola, Cristiano César de Carvalho, destacou a importância das orientações passadas aos alunos. "Esse é um conhecimento que eles estão adquirindo que vai além do dia a dia escolar. São instruções que elas podem aplicar no futuro quando estiverem em ambiente corporativo ou de lazer, alcançando também todo o bairro, pois elas transmitem as orientações recebidas", finalizou.
Em Porto Real a ação aconteceu com estudantes do CIEP 487 - Oswaldo Luiz Gomes. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Bruno Souza, a simulação envolveu 10 turmas e cerca de 250 pessoas, entre alunos, professores e outros profissionais. "A ação foi dividida em três etapas, onde na primeira é escolhido um líder em cada turma, que auxilia a equipe durante a evacuação. Após o sinal de emergência ser tocado, todos saem da sala de forma enfileirada, descem as escadas ou rampas pelo lado direito e são reunidos em um ponto de encontro fora da unidade. Com a evacuação realizada os professores fazem a contagem dos alunos", detalhou.