Por: Lanna Silveira

Barra Mansa está em alerta máximo para período de fortes chuvas

As chuvas torrenciais podem causar problemas como alagamentos e enxurradas | Foto: João Vitor da Silva Ramos

Lanna Silveira*

Os últimos meses deste ano estão sendo marcados por um período de chuvas intensas, que estão atingindo diversas cidades da região Sul Fluminense. O alto volume de água das tempestades, junto a ventos fortes, causaram episódios de alagamentos, obstrução de estradas, quedas de árvores e destruição de moradias e estabelecimentos.

Volume excessivo

O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor da Silva Ramos, alerta que o volume das chuvas deste verão será maior em comparação aos últimos anos. As tempestades seriam um dos impactos do fenômeno El Niño, que interfere nas temperaturas e no volume pluviométrico, e atingirá o Brasil até meados de abril de 2024. Segundo João Vitor, já foram registrados cerca de 266 milímetros de chuva em Barra Mansa entre novembro e o início de dezembro deste ano, e a Defesa Civil está apreensiva quantos aos impactos que as próximas tempestades podem causar na cidade. O coordenador ainda ressalta que as previsões de volume emitidas pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) foram imprecisas nos últimos episódios de chuva na cidade. "O alerta do temporal de segunda-feira, por exemplo, indicava um volume de 25 a 50 milímetros de chuva. Na realidade, foram registrados cerca de 95 milímetros", explica João, fazendo referência à tempestade que atingiu o distrito de Floriano no início desta semana.

Protocolo

João Vitor explica que os órgãos de Defesa Civil trabalham para antecipar os períodos de chuvas torrenciais, agir durante as tempestades, e conter danos após o fim dos temporais. Para evitar os possíveis impactos negativos, são levantadas as áreas de maior risco da cidade, além de ser feita a interdição de imóveis localizados em áreas inseguras e a instrução da população sobre como agir em momentos de perigo. Durante as chuvas, a ação da Defesa Civil é direcionada ao atendimento da população. Com o fim das tempestades, é feita uma avaliação de danos, além da reconstrução das áreas prejudicadas.

O coordenador aponta que as principais áreas de risco de Barra Mansa são os bairros localizados próximo a rios, devido ao perigo de deslizamentos, enxurradas e alagamentos. Ele cita a região do Rio Barra Mansa como preocupante para a Defesa Civil, ressaltando que existe um projeto de construção de uma barragem para limitar o transbordamento do rio, que será promovida pelo governo estadual em 2024.

Visando direcionar atenção a essas áreas de risco, o "Projeto de Controle de Enchente dos Rios Paraíba do Sul, Barra Mansa, Bananal e Bocaina" será lançado nesta quarta-feira (7), em uma ação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O evento de lançamento acontecerá no Parque de Saudade, às 14h, e terá a presença do prefeito Rodrigo Drable, do presidente do Inea, Philipe Campello, e demais autoridades. A reunião contará ainda com lideranças, técnicos e pessoas ligadas ao setor ambiental.

Orientações

O coordenador enfatiza que a população não deve trafegar em áreas alagadas durante as tempestades. "O contato com a água de chuva pode trazer doenças, e a falta de visibilidade pode fazer com que as pessoas caiam em buracos". Ele recomenda que os motoristas evitem passar por locais em que a água alcance a altura do pneu do carro. "Isso pode afetar o sistema mecânico, fazendo o carro parar e deixando o motorista preso dentro do veículo".

A Defesa Civil também recomenda que os moradores evitem procurar abrigo embaixo de árvores, devido à atração de raios e a possível queda de galhos. Os moradores de áreas próximas a rios devem sempre observar seu nível de água, acionando a equipe caso haja elevação. Quem mora em áreas suscetíveis a deslizamento de terra também deve estar atento a sinais de tombamento no local.

Divulgação

A Defesa Civil de Barra Mansa disponibilizou um novo sistema de alerta de chuvas à população, que pode ser enviada por Whatsapp, SMS, Telegram e Google/Google Maps. Por meio do WhatsApp, o morador deve cadastrar o número (61) 2034-4611 ou acessar o link https://wa.me/556120344611 e, em seguida, enviar uma mensagem. Com o contato, o usuário poderá compartilhar sua localização atual e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de defesa civil locais.

Por meio do SMS, o morador deve inserir na mensagem o CEP do local onde mora ou do local de interesse, enviando para o número 40199.

Pelo Telegram, deve ser feita a pesquisa do termo 'Defesa Civil Alertas' e interagir com o robô do chat, escolhendo as áreas que deseja cadastrar. Já por meio do Google, o morador receberá informações sobre possíveis áreas afetadas e alertas para a localidade sempre que digitar os termos "desastres naturais" na ferramenta de busca.

E por fim, através do Google Maps, o usuário receberá uma notificação informando se está em uma área de risco ou não sempre que acessar a plataforma.

Estagiária*

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.