Por:

Estudarte prepara mês cultural na região

Atores do Estudarte preparam festival | Foto: Divulgação

A segunda semana de dezembro virá recheada de apresentações cênicas com os atores do Estudarte. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a partir das 19 horas, o público poderá assistir a primeira fase do XI Festival de Teatro do Estudarte, no Centro Cultural Fundação CSN, , em Volta Redonda, com as duas noites tendo ensaio aberto de quatro dos oito espetáculos que a trupe está preparando.

Já no dia 14, outros atores do grupo estarão em cena com o quinto episódio da sexta temporada do ‘Pequenas Leituras’, a partir das 20 horas, no Logic Hotel, no Aterrado. Ambos eventos com entrada gratuita.

Já no dia 15 de dezembro, o livro ‘Caturrice – um herói anônimo’, escrito pelo músico e poeta Carlos Máximo, será lançado a partir das 19 horas, na Biblioteca da Escola Municipal Júlio César de Almeida Laranjeira, em Angra dos Reis.

Conhecido por sua agenda mensal repleta de produções, o Estudarte, que completou vinte anos de trajetória, precisou unificar os diferentes eventos em uma mesma semana para comportar todas as frentes preparadas pela RH Soluções Artísticas, empresa responsável pelos produtos do grupo.

- São quatro espetáculos abertos nesta fase do festival, o episódio do Pequenas Leituras e, ainda, o lançamento do livro do Carlos Máximo em um único mês, que já é disputado por si só devido as festas de fim de ano. Unimos tudo e estamos trabalhando para que agrade ao máximo o público que nos acompanha – comenta Rodrigo Hallvys, diretor geral da RH Soluções Artísticas.

Para a primeira fase do festival foram escolhidos os já conhecidos dramas ‘Maracujás na gaveta’ (com América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira) e ‘Sentimentos partidos’ (com Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Lázara Mars, Pedro Antônio e Thaís Faria). Já as comédias serão ‘Árvore genealógica’ (com Anderson Magnus e Sarah Vic), texto de Luiz Fernando Veríssimo, com adaptação de Rodrigo Hallvys e direção de Raquel Amorim; finalizando a noite com ‘Degrau a degrau’ (com Bianca Amelio e Júlia Werly), que sempre arrancam gargalhadas da plateia.

- Escolhemos esses para fazermos ensaio aberto porque são os textos os quais os elencos já estavam com mais envolvimento em alguns detalhes – explica Hallvys.

Já o novo episódio do ‘Pequenas Leituras’ trará quatro integrantes novatos em seu elenco. Estarão em cena Carla Petriz, Douglas Modesto, Lyan Martins e Marcelle Costa. “Como metade dos espetáculos do festival não entra na primeira fase do evento, vamos colocar os atores remanescentes no rodízio dos próximos episódios do Pequenas Leituras. As frentes ficam com suas escalações funcionando e todo mundo exercita as artes cênicas”, relata o diretor.

Para encerrar a semana de forma literária, Carlos Máximo ingressa no mundo da literatura. Ele, que é músico premiado e constantemente tem shows agendados em Angra dos Reis, debuta em grande estilo com seu primeiro livro, ‘Caturrice – um herói anônimo’, também produzido pela RH Soluções Artísticas.

- Em um primeiro momento, o livro não foi planejado. Foi se construindo com o tempo. Guardava meus textos em uma gaveta sem entender o propósito. Depois fui percebendo material para um livro. Ainda assim, o sonho do livro ficou quarando por décadas. Quando eu menos esperava, situações pontuais se conectaram e finalmente, surgiu – explica Carlos Máximo, que é professor da rede pública de ensino, com sorriso no rosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.