Por: Sônia Paes

Cláudio Castro anuncia construção de condomínio com 128 unidades em Angra dos Reis

Governador Cláudio Castro, ao lado do prefeito Fernando Jordão e de Bruno Dauaire verifica maquete da obra | Foto: Digulgação/SEGOV

*Sônia Paes

O governador Cláudio Castro, do PL, cumpriu nesta quinta-feira, dia 07, a promessa que fez em abril de 2022, quando Angra dos Reis foi atingida por um volume histórico de chuva até então registrado, com várias famílias desabrigadas e até vítimas fatais. O bairro Monsuaba, onde ele assinou logo pela manhã a autorização para o início de um empreendimento habitacional da Monsuaba, com 128 unidades, foi um dos locais atingidos pela tragédia.

O anúncio do investimento foi feito ao lado do prefeito Fernando Jordão e diversas autoridades de todo o Estado do Rio. Entre elas, os secretários de Turismo, Gustavo Tutuca, de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire e a deputada estadual Célia Jordão.

Na época, cinco casas foram soterradas e o governador, ao visitar o bairro, entre tantos outros locais que esteve na época, fez a promessa que deu um certo alívio em meio à tragédia: a construção de casas para as famílias que perderam tudo.

"Essas obras representam o compromisso do Estado em reconstruir não apenas estruturas, mas vidas, oferecendo um caminho digno para as famílias de Monsuaba", destacou o governador para centenas de pessoas que participaram do ato no bairro, icluindo um morador que exibia um cartaz, agradecendo o governador.

O projeto, planejado pela Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social, terão investimentos da ordem de R$ 31 milhões. Castro determinou ainda que moradores de Monsuaba sejam priorizados na seleção de funcionários da obra.

-O governador pediu que a gente desse uma atenção especial aos locais onde ocorreram as tragédias. A gente correu e está aqui hoje para dar um presente de Natal para as 128 famílias que esperam pela realização desse sonho - comentou Bruno Dauaire, secretário de Estado de Habitação de Interesse Social.

Ainda em Monsuaba, o governador participou da inauguração das obras da Escola Municipal Benedito dos Santos Barbosa, realizadas pela Prefeitura.

Turismo e segurança

O governador, ao lado do prefeito Fernando Jordão, entre outras autoridades de todo o Estado do Rio, participou da inauguração do novo Centro de Informações Turísticas e do posto do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur). A unidade fica em um ponto estratégico na entrada da cidade da Costa Verde, contando com policiais militares especializados para o atendimento ao turista.

"Angra dos Reis já recebe mais de 1,4 milhão de turistas por ano, com uma taxa de ocupação atingindo 96% durante a alta temporada. Estimular o turismo é primordial para o desenvolvimento regional, já que é uma das principais atividades responsáveis pela geração de emprego e renda no nosso estado", declarou Castro.

Tragédia em 2022

Em abril de 2022, Angra dos Reis foi atingida, em 48 horas, por um volume de cerca de 655 milímetros, valor nunca registrado até então. No bairro de Monsuaba, um deslizamento atingiu ao menos quatro residências, deixando famílias desabrigadas.

Na época, Castro visitou o município, ao lado do então presidente Jair Bolsonaro, e anunciou a construção de moradias para as vítimas da enchente.

Além de percorrer as áreas atingidas, o governador se reuniu em abril de 2022 com Fernando Jordão em um centro de crise que foi montado na sede da Defesa Civil do município e discutiu as medidas emergenciais tomadas pelo município

*Com informações do governo do Estado do Rio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.