Por: Arthur Ramos

Aumento na conta de água assusta moradores do Brasilândia

Valor chegou a aumentar cinco vezes em relação ao mês anterior | Foto: CSF

Arthur Ramos*

Em novembro, moradores do bairro Brasilândia, em Volta Redonda, foram pegos de surpresa com um aumento repentino nos valores da conta de água. Alguns relatos indicam que esse valor chegou a aumentar cinco vezes em relação ao mês anterior.

Anderson Ramos, que foi um dos moradores afetados pelo aumento, disse que o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) realizou a troca de alguns hidrômetros no bairro, e a partir dessa troca, as casas que receberam o material novo tiveram suas contas de água triplicadas ou até quadruplicadas.

- Utilizando o caso da minha casa como exemplo: Aqui nós sempre pagamos a tarifa mínima, que é de consumo até 10m3, porém, neste último mês o consumo chegou a 23m3, sendo que essa casa possui apenas dois moradores e não possui piscina, por exemplo. Falando em valores, no mês de outubro foi pago R$ 37,10 na conta de água, já a conta de novembro, após a troca do hidrômetro, foi pago o valor de R$ 192,62 - disse.

Anderson afirmou que diversos moradores estiveram no Saae para analisar a situação e foi descoberto que não existe nenhum vazamento. "Então, gostaríamos de uma resolução o mais rápido possível, inclusive, eu pedi a revisão do hidrômetro de casa, mas até para isso é necessário pagar um valor de R$ 62,00".

Ricardo Nascimento, também morador da Brasilândia, contou que quando o Saae vai trocar o registro, nenhum morador é avisado. "Então, nós só ficamos sabendo desse aumento quando chegou a conta referente ao mês de novembro. Moradores que pagavam R$ 50,00, R$ 60,00; tiveram que pagar R$ 190,00, R$ 200,00; tendo, inclusive, o caso de uma moradora que a conta de água chegou a quase R$ 800,00. Os moradores estão se reunindo para planejar o próximo passo, porque não dá para ficar assim. Quando entramos em contato com o Saae, ninguém soube responder a razão do problema", concluiu.

Sobre o aumento

Em contato com o Saae-VR, foi explicado que os hidrômetros possuem um prazo de validade de cinco anos e, por isso, pouco antes de realizar a troca, ele começa a realizar medições de forma descalibrada. Então, com o material novo e funcionando perfeitamente, ele tende a identificar consumos que o antigo não identificava, ou até mesmo vazamentos que passavam despercebido. Ainda de acordo com a empresa, esse aumento de valor é para compensar o período que o hidrômetro não trabalha de forma correta e que a conta deve ser normalizada em dois a três meses.

Estagiário*

 

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