Por:

Vereadores criticam prefeito de Angra

Prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A tragédia causada pela forte chuva que atingiu o Bracuí, em Angra dos Reis, foi o principal tema da sessão da Câmara Municipal, realizada na semana passada. O presidente da Casa, Rubinho Metalúrgico, se solidarizou com as vítimas e deixou um pedido à Secretaria de Saúde: realizar um mutirão na região afetada.

A ideia foi apoiada pelo vereador Branco, que também é morador do Bracuí. Os vereadores também cobraram mais ações do prefeito Fernando Jordão, principalmente em relação à atuação da Defesa Civil, considerada morosa por eles. A vereadora Luciana e o vereador Jorge Eduardo Mascote debateram mensagens encaminhadas pelo Executivo.

No último fim de semana, dias 09 e 10, choveu 250 milímetros em apenas 24 horas, volume que era esperado para todo o mês de dezembro. Mais de 400 pessoas ficaram desabrigadas e dois idosos que estavam em um asilo que foi inundado morreram. Em alguns pontos do bairro, a água chegou a atingir 3 metros de altura.

Cras Móvel

O pedido de Rubinho acabou virando realidade. A partir desta segunda-feira, dia 18, a prefeitura enviará para o bairro o Cras Móvel, que ficará em frente ao Cemei Júlia Moreira da Silva. Jà na terça-feira, dia 19, das 9h às 13h, o projeto RJ para Todos, do Governo do Estado, chegará ao bairro e atenderá a população em frente ao Cemei.  

O Cras Móvel dará continuidade ao cadastro para base de dados do Cartão Recomeçar e realizará as atualizações necessárias no Cadastro Único (CadÚnico) dos moradores. Além desses serviços, a unidade ofertará aos moradores atendimentos padrões do projeto, como encaminhamentos para serviços públicos diversos, orientações e cadastramentos para recebimentos de benefícios socioassistenciais eventuais.

O programa RJ para Todos oferecerá emissão de identidade - é necessário levar certidão de nascimento ou casamento original - certidão de nascimento, casamento e óbito, habilitação para casamento, carteira de trabalho digital, balcão de empregos e orientação aos direitos do consumidor.

Estado anuncia obra

Uma nova vistoria foi feita por uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas na sexta-feira, 15, para uma nova vistoria em áreas que receberão intervenções emergenciais do Governo do Estado. O local de maior atenção será a Estrada Beira-Rio, que necessita de enrocamento em diversos trechos.

O subsecretário de Projetos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, Raul Fanzeres, acompanhou sua equipe técnica e confirmou a liberação de recursos para as intervenções em Angra.

- Já tenho a documentação técnica enviada pela secretaria de Obras municipal. Estamos calculando os valores, e provavelmente na semana que vem já teremos tudo fechado e vamos formalizar e continuar a parceria com a Prefeitura para atender a população - afirmou.

Inicialmente a Estrada Beira-Rio chegou a ficar 100% comprometida e sem qualquer tipo de acesso.

- Logo nas primeiras horas, as máquinas da prefeitura já entraram restabelecendo a passagem, e as equipes continuam trabalhando para garantir o acesso mínimo. Agora temos a parceria com o Governo do Estado para entrarmos com as obras emergenciais para restabelecer e fazer as contenções da estrada de forma definitiva - contou Alan Bernardo, secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas.

Além da Beira-Rio, o Estado vai atuar ainda na realização de obras de enrocamento às margens do rio, na Estrada da Santa Rita 1, entre a Estação Elevatória de Água do Saae e a Rio-Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.