Por:

Barra Mansa tem projeto para enchentes em áreas ribeirinhas

Rio Barra Mansa é um dos que transborda | Foto: Caio Herman

Por Lanna Silveira

A Secretaria de Meio Ambiente criou dois projetos de construção de barragem para os rios Barra Mansa e Bananal. O objetivo da medida é impedir que as águas desses rios transbordem durante períodos de fortes chuvas, causando alagamentos e enxurradas, além de prejudicar moradores de áreas próximas às margens.

Os projetos ainda dependem da liberação de verba estadual para serem executados. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, as barragens serão produtos do 'Projeto Integral', que promove a regularização fundiária de áreas ribeirinhas.

O secretário explica que as discussões sobre a construção dessas barragens começaram em 2019.

"Houve várias reuniões para pensar nas medidas a serem tomadas para definir essa decisão. Primeiro, buscamos entender como funciona o processo de inundação, e depois avaliamos o que poderia ser feito para amenizar essas condições", esclarece Vinícius, dizendo que os investimentos para as obras do reservatório serão da ordem de R$ 13 milhões.

Busca de recursos

Ainda segundo o secretário, o que existe atualmente é um projeto executivo das obras das barragens e será necessária a busca de recursos no Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental) para que ele possa ser executado.

Também está pendente a realização de uma licitação para contratar a empresa que ficará a cargo das obras, que poderá ser mediada pelo governo de Barra Mansa ou pelo Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente).

As barragens reservarão o nível de água excedente dos rios após as chuvas, escoando-o para o Rio Paraíba do Sul. O secretário garante que o risco de rompimento da estrutura é quase nulo, já que o reservatório ficará cheio somente em período de chuvas intensas e passará por inspeções frequentes.

Vinícius também enfatiza que a conclusão desses projetos entregará mais qualidade de vida e segurança para os moradores de áreas ribeirinhas.

Projeto

Batizado de "Projeto de Controle de Enchente dos Rios Paraíba do Sul, Barra Mansa, Bananal e Bocaina", o plano para amenizar os impactos de enchentes no município foi lançado ainda no começo de dezembro.

O evento aconteceu no Parque de Saudade e teve a presença do prefeito Rodrigo Drable, entre outras autoridades. Na época, Vinícius Azevedo explicou que o trabalho foi iniciado ainda em 2019. "Nós temos acompanhado esse projeto ao longo desses quatro anos e estamos muito felizes de entregá-lo oficialmente ao município. É uma iniciativa extremamente relevante porque nós estudamos toda a dinâmica de inundação dos principais rios, que são o Paraíba do Sul, o Barra Mansa, o Bananal e o Bocaina", informou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.