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Obras de mobilidade urbana transformaram Volta Redonda em canteiro de obras em 2023

População e comerciantes sofrem com obras na Rua 33 ao longo desse ano | Foto: CSF

O ano de 2023 teve lançamentos de empreendimentos, obras que se arrastaram, outras que foram concluídas e boas perspectivas para o Médio Paraíba, que se estendem ao ano que chega. As intervenções na área de Mobilidade Urbana de Volta Redonda, com previsão de serem concluídas em 2024, prometem mudar completamente a vida da população. Nesta edição, alguns dos mais importantes acontecimentos serão relembrados.

O projeto que visa mudar a "cara" de Volta Redonda teve avanços e transformou o município em um verdadeiro canteiro de obras. No bairro Aero Clube, por exemplo, a construção de uma nova ponte, com início em fevereiro, promete dar novo acesso para quem vai pegar a Radial Leste, também a quem pretende ir no sentido Retiro e outros bairros adjacentes, com objetivo de desafogar o trânsito na parte central do Aterrado. Apesar da ótima intenção, uma confusão na sinalização da altura acabou causando um acidente em agosto, no qual um caminhão agarrou a parte superior do baú nas vigas metálicas da ponte.

Não muito distante das obras da ponte, o acesso do mergulhão da Radial Leste também passou por um extenso período de interdição. Isso porque, a K-Infra Rodovia do Aço, concessionária responsável pela Rodovia Lúcio Meira, identificou um processo erosivo vindo de um córrego na Água Limpa. O início das obras estava marcado para julho e com finalização em três meses, mas só teve a liberação total do trecho interditado em dezembro.

Outra saga na vida dos moradores são as obras da Rua 33, localizada na Vila Santa Cecília. Um projeto que prometia melhoras na mobilidade urbana, estruturas elétricas e pluviais, transformou um dos pontos comerciais e de patrimônio histórico mais importantes de Volta Redonda em um cenário apocalíptico. Entre atrasos, paralisações, novas licitações e fechamento de diversas lojas pelos transtornos da obra, o que restou para finalizar o ano foi pavimentar novamente as vias para aliviar a preocupação dos lojistas e melhorar a circulação no fim de ano. Os trabalhos serão retomados em 2024 - mas sem as pedras portuguesas, já que ninguém sabe responder o fim que foi dado a elas.

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