Chuva deixa estradas precárias e DER-RJ inicia obras emergenciais
DER-RJ afirma que algumas obras já estão em andamento
Arthur Ramos*
Com a chegada de dezembro, muitas pessoas começam a planejar viagem de fim de ano. Porém, em algumas estradas, como a RJ-153 (que liga Volta Redonda à Santa Rita do Jacutinga), RJ-149 (que liga Serra do Piloto à Rio Claro), RJ-151 (que liga Comendador Levy Gasparian à Maromba, no município de Itatiaia) e a RJ-155 (que liga Barra Mansa à Angra dos Reis) têm trechos precários e preocupantes. .
Maria Fernanda Mesquita, moradora de Angra dos Reis, explicou as dificuldades que passa ao utilizar a RJ-155 constantemente: "A estrada é muito escura, como eu utilizo bastante na parte da noite, me da muito medo e é bastante perigoso passar por ela a noite, fora o fato de ela ter alguns buracos pelo caminho", disse, e completou:
-Outro fator importante é a necessidade de podar algumas árvores, como elas estão com um tamanho considerável sempre que ocorre uma chuva mais forte elas acabam caindo na estrada e geram um transtorno imenso, fora o perigo de cair em algum veículo que esteja passando pela estrada ou deixá-la ainda mais estreita, sendo que ela possui uma ribanceira bem grande e perigosa em sua extensão também.
Claudia Moreira, comentou sobre as dificuldades na RJ-153: "A estrada chegou a ficar interditada por um período de tempo e especificamente em três pontos dela ocorreram casos ainda mais graves: em um deles o asfalto chegou a levantar, deixando a estrada extremamente estreita para o tráfego; em outro ponto ocorreu um deslizamento de terra que interditou o trecho por completo e, por fim, em um último ponto a chuva foi tão forte que danificou as manilhas que sustentam a estrada e com o apoio da erosão a estrada veio abaixo", detalha.
Ainda segundo ela, os danos causados pelas chuvas já estão sendo consertados mas é necessário uma manutenção preventiva, "já que é possível notar outros deslizamentos ocorrendo ao longo da estrada com esse novo período de chuvas".
O DER-RJ informou que faz obra preventiva e existem outras em andamento para a melhoria de algumas estradas da região, mas não especificou quais.
Estagiário*