Trabalho no Canal do Sesc em Barra Mansa está perto de ser concluído

Por

Desassoreamento do canal que corta o Sesc está chegando ao fim

O desassoreamento do canal que corta o Sesc, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa, está na fase final de execução, com 95% das obras já concluídas. O serviço em andamento inclui a limpeza e desobstrução das calhas. A iniciativa partiu de uma solicitação da Prefeitura de Barra Mansa ao Governo do Estado do Rio de Janeiro - através do Programa Limpa Rio -, sendo executada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Vinícius Azevedo, a iniciativa garante vários benefícios para a população, sobretudo por ser uma área com grande circulação diária de pessoas.

"Esse serviço fará diferença no dia a dia da população que passa pelo local durante a semana. Além disso, o desassoreamento promove a melhoria do fluxo de água, a prevenção de inundações, a preservação da biodiversidade aquática, entre muitos outros benefícios", disse o secretário.

O próximo passo da limpeza realizada pelo programa no município prevê a dragagem do Rio Bananal para melhorar a captação de água da ETA Colônia, no bairro Colônia de Santo Antônio. A expectativa é de que na próxima semana sejam iniciadas as obras no local.

Vinícius Azevedo deu detalhes sobre as melhorias da próxima fase do Programa Limpa Rio.

"O trabalho no Rio Bananal não apenas contribuirá para a prevenção de inundações, mas também promoverá melhorias significativas na captação de água, beneficiando diretamente o abastecimento da região. A manutenção constante dos corpos d'água é fundamental para garantir a qualidade e a disponibilidade sustentável desse recurso vital", concluiu.

Produtores rurais

Barra Mansa participou, na sexta-feira (15), no Encontro Regional de Produtores Rurais, um evento para tratar de medidas que valorizem e fortaleçam o trabalho da categoria. A ação foi realizada no Parque Natural Municipal de Saudade e teve como tema: "Leite: vamos enfrentar essa crise juntos!".

O encontro foi organizado pelos próprios produtores rurais, contando com a participação do pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Glauco Carvalho, além de lideranças do setor. O subsecretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Brasil, também marcou presença no local.

O secretário de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, comentou sobre os objetivos do encontro.

"Foi muito importante estar presente com os produtores rurais para debater o desenvolvimento do setor, principalmente para fortalecer a cadeia produtiva do leite. Esse produto caracteriza Barra Mansa e leva o nome da cidade para todo o país. Portanto, alinhar assuntos que vêm para melhorar o trabalho de quem está na ponta e nas cooperativas é algo extremamente necessário", revelou.

Outro tema que foi fortemente debatido foi referente às importações, já que, de acordo com o secretário, o leite e seus derivados apresentaram uma queda brusca no mercado interno. "Essa falta de competitividade afeta a produção e o ganho do produtor. Muitos donos de empresas do ramo têm que diminuir o valor de seus produtos para tentar minimizar as perdas geradas pela alta importação", contou Beleza.

O secretário destacou ainda que no encontro foi elaborado um plano e um projeto de lei que serão levados para os governos nacional e estadual visando resguardar os produtores e buscando evitar a abertura do mercado.

Joaquim Francisco Ribeiro, produtor rural e um dos organizadores do encontro, detalhou mais sobre o diálogo. "Em suma, é como se você, na sua casa, tivesse seu produto para vender, mas trouxessem para sua casa produtos em excesso. Isso inflama o mercado interno e não ocorre a vazão do leite, pois o que vem de fora vem mais barato. Toda essa situação prejudica as empresas e produtores que têm que baixar seus preços ou secar o animal, entre outras ações", informou.

O subsecretário de Agricultura do Estado, Felipe Brasil, enfatizou a importância da reunião. "Esse encontro proporcionou a união entre o estado, os municípios e os produtores. Viemos para poder fazer uma interlocução com os produtores para levarmos todas as reivindicações para a nossa secretaria. Assim, podemos dar todo o apoio necessário em busca de soluções", ressaltou.