Por:

Oscilações de temperatura provocam mais prejuízos para produtores rurais

Chuvas e calor intenso prejudicam plantações | Foto: Divulgação

Arthur Ramos*

O distrito de Santa Rita de Cássia, em Barra Mansa, muito conhecido por suas plantações de hortaliças, vem passando por problemas por conta das fortes chuvas e calor intenso neste fim de ano. Muitos produtores buscam uma forma de minimizar os danos e melhorar o plantio, para não ter perdas significativas.

Fabrício Nogueira, que falou representando os produtores do distrito, disse que esses fatores estão danificando e inutilizando cerca de 70% de todo o plantio. "No geral foi um ano muito ruim para nós, a gente planta, molha e cuida das nossas hortaliças, mas por conta do excesso de chuva e calor muitas acabam morrendo e, infelizmente, as perspectivas do futuro também não são boas".

Ele explica o que os produtores vêm fazendo para tentar reduzir os danos causados. "Alguns de nós fizeram estufas para proteger um pouco do sol e da chuva e alguns usam o mulching, que é um plástico usado para o mato não crescer, porém, não são todos que usam esses métodos porque é um investimento caro. A hidroponia também é um pouco utilizada por alguns, mas continua sendo bastante caro para muitos de nós". Hidroponia é uma plantação feita em estufas também, porém, não fica exposta ao sol, é plantado na água em tubos.

Apoio

Segundo Fabrício, alguns órgãos estão ajudando os produtores. "A Emater Rio sempre ajuda com projetos e constantemente apresenta alguma novidade para tentar ajudar, além deles, o Secretário de Desenvolvimento Rural e o Sindicato Rural de Barra Mansa procuram sempre colaborar com a gente", concluiu.

O Secretário de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, Roberto Beleza, explicou como a ajuda aos produtores rurais de Santa Rita de Cássia está sendo feita nesse período. "A secretaria procura ajudar com a liberação de crédito para que os produtores possam investir em novas tecnologias, como o plantio coberto e hidroponias por exemplo, porém esses créditos muitas vezes acabam não chegando a todos os produtores infelizmente", explica o secretário.

*Estagiário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.