Por:

Mais de 500 animais foram acolhidos em 2023 pelo Zoo-VR

De janeiro a novembro, Zoo-VR recebeu 301 mamíferos, 149 aves e 52 répteis | Foto: Arquivo/Secom PMVR

O Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) acolheu 502 animais silvestres, de janeiro a novembro de 2023, sendo 301 mamíferos, 149 aves e 52 répteis. Os animais chegaram até o zoológico por meio de resgate da própria equipe, do Corpo de Bombeiros e até de moradores, que encontraram os animais em via urbana e encaminharam aos cuidados das equipes de biólogos e veterinários.

Muitos desses animais, conforme descreveu o coordenador do Zoo-VR, o biólogo Jadiel Teixeira, chegaram com ferimentos graves ocasionados por acidentes de trânsito, sendo vítimas de atropelamento. Eles receberam todo o cuidado necessário para reabilitação, tratamento e, posteriormente, soltura à natureza. O coordenador mencionou ainda que: das espécies resgatadas neste ano, se destacam o Gambá-de-orelha-preta, que representa 124 dos recebimentos com 279 animais; e o Periquitão-maracanã - 46 recebimentos de 49 animais.

"Esses animais quando chegam ao Zoológico Municipal passam, primeiramente, por uma avaliação clínica criteriosa para saber quais são as condições de saúde - isso inclui exames -, também é feita uma avaliação comportamental. Em seguida, os animais são encaminhados para a reabilitação, onde recebem o tratamento adequado. Os que têm condições de retorno imediato à natureza - que são adultos e viveram um bom tempo no habitat natural - ficam o menor tempo no Zoo. No caso de filhotes, há um cuidado maior no processo de reabilitação, no aprendizado e no contato com alimentos que deverão encontrar na natureza, para depois serem reintroduzidos na vida livre", explicou o coordenador.

O processo de soltura depende das habilidades do animal, segundo Jadiel Teixeira. Para ajudar na reinserção, o Zoo-VR conta com a parceria do Instituto Vida Livre, do Rio de Janeiro, que leva os animais recuperados até o seu habitat natural ou onde há ocorrência daquela espécie.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.