Por:

Força-tarefa encontra 36 focos de dengue no bairro Sessenta, em VR

Agentes de endemia fazem vistorias em bairros de Volta Redonda | Foto: Secom/PMVR

Chuva e muito calor. A combinação perfeita para a proliferação do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, chikungunya e zika. A força-tarefa da Prefeitura de Volta Redonda encontrou 36 focos do mosquito no bairro Sessenta. O número representa 10% das casas visitadas pelos agentes de endemia durante a ação integrada das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Infraestrutura (SMI) realizada no último sábado (6).

"Foram 370 residências vistoriadas pelos agendes de endemia, que, além de eliminar os possíveis focos, também orientaram os moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito. O número de focos encontrado é muito alto e mostra a importância de os moradores também fazerem a sua parte, realizando, semanalmente, a limpeza nas suas casas", ressaltou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaina Soledad.

O Dom Bosco será o próximo bairro a receber a força-tarefa. Os trabalhos na localidade vão começar nesta terça-feira, dia 9, com as equipes da SMI realizando ações de limpeza urbana, como roçada e capina, além de disponibilizar também caçambas para a retirada de entulhos. Já no sábado, dia 13, agentes de endemia da SMS atuarão vistoriando as residências.

LIRAa

"Paralela às ações de combate à dengue, as equipes da Vigilância Ambiental da SMS estão realizando ainda o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti) em todos os bairros de Volta Redonda. Esse levantamento é fundamental para identificar as áreas de maior incidência do mosquito e, com isso, direcionarmos o combate aos locais", explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaina Soledad.

Barra Mansa

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa, através da Vigilância em Saúde Ambiental, também está realizando durante esta semana a medição do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O resultado deverá ser concluído na próxima semana e determinará as próximas ações a serem realizadas pelo órgão.

O LIRAa é um método de amostragem utilizado em todo o Brasil e constitui uma importante ferramenta para mapear as regiões onde está presente o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue). Através dos resultados, a Vigilância avalia os riscos e foca o trabalho onde são registrados mais casos.

A médica veterinária e supervisora técnica da Vigilância Ambiental, Millena Borges, ressaltou a importância do trabalho da população para ajudar no combate à dengue. "Devido à intensificação das chuvas e um acúmulo maior de água em todo lugar, temos que fazer o máximo possível para retirar todos os objetos que estejam a céu aberto e possam acumular água. Neste período, as pessoas têm que estar mais atentas em relação ao seu quintal e sua residência. Então, a conscientização é a chave do sucesso do programa de combate ao Aedes aegypti", destacou.

As denúncias sobre residências e terrenos que apresentem condições favoráveis ao desenvolvimento do mosquito podem ser feitas à Vigilância Ambiental pelo telefone: (24) 3512-0722.

Angra dos Reis

Na última semana, uma equipe da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, visitou aproximadamente 180 casas no bairro da Verolme, em uma ação de combate à dengue. As visitas consistem na inspeção do quintal, em busca de possíveis focos do Aedes aegypti, como vasos de plantas, caixas d'água e calhas.

Após a inspeção, a equipe orienta os moradores com os cuidados necessários para que o Aedes não se prolifere nas residências. De acordo com os profissionais que participam da visita, é fundamental que a população coopere nas campanhas de combate à dengue. Com os moradores seguindo os passos indicados pelas equipes da Saúde, as ações de conscientização e combate se espalham, diminuindo os casos de dengue, zika e chikungunya em toda a cidade.

O morador também pode denunciar, de forma anônima, os locais com focos do Aedes aegypti. Para isso, bastar ligar para o Disque Denúncia em 0300 253 1177 ou pelo Whatsapp 21 2253 1177.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.