Por:

Galpão é interditado após armazenar composto químico em Barra Mansa

Galpão fica na estrada que liga Floriano a Rialto | Foto: Divulgação

Durante um patrulhamento preventivo na segunda (08), agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa avistaram um galpão, localizado na estrada que liga Floriano a Rialto, com atividades suspeitas. Ao se aproximarem, a equipe constatou que o espaço estava sendo utilizado para realizar armazenamento de um composto químico, o ARLA 32.

Foram identificados sete tanques plásticos, de aproximadamente 20 mil litros cada, dos quais cinco estavam cheios do produto. No local também havia um caminhão tanque descarregando o composto químico. Devido à falta de licenciamento da atividade, a situação configura crime ambiental, conforme previsto no Artigo 60 da Lei 9.605 de 1998.

O motorista foi encaminhado para a 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa e, por determinação da autoridade policial, a carreta ficou apreendida para apuração do caso. A multa por crimes como esse pode chegar a R$ 50 milhões.

De acordo com o gerente de fiscalização da Guarda Ambiental de Barra Mansa, Felipe Rodrigues, os compostos químicos necessitam de um armazenamento adequado para que não ocasione danos ao meio ambiente.

"O ARLA 32 não é considerado um produto perigoso, porém o manejo incorreto, pode modificar as características do meio ambiente. De acordo com a equipe que fez o patrulhamento, já no portão era possível sentir um forte odor químico e no chão estava um material esbranquiçado", explicou Felipe.

Balanço de Volta Redonda

Um balanço das ações realizadas durante os últimos três anos em Volta Redonda, envolvendo licenciamento e fiscalização ambiental, ICMS Ecológico, Educação Ambiental, proteção e bem-estar animal, registrou a adoção de 426 animais vítimas de maus tratos desde 2021, e o recebimento de 966 denúncias desse tipo de crime pela SMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).

Em 2023, foram realizadas 2.383 ações fiscalizatórias pela SMMA, que servem para coibir situações que venham causar danos à natureza, controlar as questões de poluição de todas as formas e orientar quanto às ações de prevenção e controle dos danos ambientais.

Ainda, segundo o setor, foram emitidas 1.735 licenças ambientais. "E é através do licenciamento ambiental que são avaliadas e definidas medidas de controles que deverão ser cumpridas pelo empreendedor", explicou a chefe de Licenciamento Ambiental da SMMA, Gizely Gomes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.