Por:

Defensoria garante cuidados de idosa em Paraty

A mulher possui um filho cadeirante de 48 anos e outra filha com deficiência | Foto: Divulgação

Idosa que mora em Paraty consegue garantir um cuidador por 24h após solicitação na Defensoria Pública do Estado do Rio. A mulher, de 73 anos, possui um filho cadeirante, de 48 anos, e outra filha com deficiência, e sozinha, cuidava integramente da vestimenta, alimentação, higiene e deslocamento do filho, que tem quase o dobro do seu peso.

Após a propositura da ação pela Defensoria Pública e o parecer favorável do Ministério Público, a concessão da liminar garantiu à idosa um cuidador 24 horas por dia na residência da família, sob pena de multa diária no valor de R$500,00. A responsabilidade é do município de Paraty, onde a família reside.

"Encontramos a solução de assistência de um cuidador 24h por dia. Verificamos uma situação de extrema gravidade, com duas pessoas da mesma família que necessitam de cuidado e de atendimento. A senhora não tem condições de assegurar seus próprios cuidados e, muito menos, de um filho adulto com deficiência", disse a defensora que cuidou do caso, Renata Rieger.

Além do filho cadeirante, a idosa tem outra filha, também com deficiência, que foi assistida pela Defensoria Pública e passou a receber atendimento médico e odontológico.

Auxílio

Famílias que possuam um ente em situação de dependência e que não podem arcar sozinhos pelas circunstâncias, têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos que tenham até 25% do valor do salário mínimo, possuem direito ao benefício, no valor de um salário mínimo, de R$ 1.320,00 desde maio de 2023.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.