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Polo automotivo da região anunciam investimentos

Nisssan planeja o lançamento de dois novos veículos utilitários e de um novo motor turno | Foto: Divulgação

O Cluster Automotivo do Sul Fluminense, integrado pela Stellantis, Nissan, Jaguar Land Rover, Hyundai e Volkswagen Caminhões e Ônibus, inicia o ano com boas perspectivas no embalo do lançamento de novos modelos, com a maioria anunciada já no ano passado. As montadoras estão sediadas em Porto Real, Resende e Itatiaia e geram milhares de empregos e renda para a região.

A Volks, por exemplo, retomou o segundo turno de trabalho e recebeu, por meio do programa Caminho da Escola, a encomenda de 5,6 mil ônibus escolares. A montadora tem cerca de 5,2 mil trabalhadores.

Já a Stellantis anunciou, ainda em meados do ano passado, o novo SUV Citroen C3 Aircross, que será fabricado em Porto Real. É o segundo veículo lançado pelo grupo no ciclo de 2020 - 2025. Serão investidos R$ 2,5 bilhões a partir deste ano até 2025. A Nissan, também com fábrica em Resende, segue a mesma linha das concorrentes e planeja o lançamento de dois novos veículos utilitários e de um novo motor turno.

A marca japonesa tem como incentivo os números de 2023, quando teve um desempenho comercial superior ao do mercado automotivo nacional. A montadora teve um crescimento de vendas de veículos de 35% no ano, se comparado a 2022, o triplo do registrado pelo setor no país, levando em consideração carros de passeio e veículos comerciais leves.

No total, a Nissan comercializou 72.558 veículos no Brasil no ano passado, atingindo 3,33% de participação de mercado, com forte presença do Nissan Kicks e performance em evolução da Frontier, do Versa e do Sentra. No fim do ano, o elétrico LEAF também retomou seu desempenho.

Com isso, a Nissan avançou uma posição no ranking nacional de vendas entre todas as marcas presentes no país, em relação a 2022, ficando na 8ª posição geral.

Marco na Volks

2023 foi um ano de muitas conquistas para a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Entre elas, a comemoração dos 30 anos da família de ônibus Volksbus, a apresentação do primeiro protótipo de ônibus elétrico e-Volksbus, o aniversário de três anos da linha de cavalos mecânicos Meteor e a conquista de seu maior lote de veículos para o programa Caminho da Escola. Além disso, houve o avanço do plano de internacionalização da empresa e o mais recente marco da montadora: a produção de 1.150.000 veículos ao longo de sua história.

Os modelos de maior volume produzido pela VWCO são os caminhões Worker, com aproximadamente 434 mil unidades fabricadas desde suas primeiras versões. Em seguida, estão os Constellation, que já ultrapassam 328 mil veículos desde o seu lançamento. Enquanto isso, os Delivery já somam cerca de 193 mil chassis e os ônibus Volksbus superam 178 mil veículos em circulação. O extrapesado Meteor contribui com a lista adicionando cerca de 12 mil cavalos mecânicos e os MAN TGX também participam do marco, com cerca de 11 mil unidades na fábrica de Resende.

Em 2020, há apenas três anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus estava comemorando o marco de 1 milhão de unidades produzidas. Nesse espaço de tempo, a VWCO produziu mais 150 mil veículos e atingiu o número histórico de 1.150.000 produções em 42 anos de história.

 

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