Por:

Centro de hidratação atende pacientes graves com dengue em Resende

Centro de hidratação é montado em hospital de Resende | Foto: Raimundo Brasil/PMR

O aumento de casos de dengue em Resende levou a prefeitura a montar um Centro de Hidratação para pacientes com casos graves da doença, no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, nesta terça-feira, dia 9.

A iniciativa foi possível por meio de uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. O espaço dentro do hospital conta com área de hidratação, posto de enfermagem, análise laboratorial e consultório médico.

No final do ano de 2023, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde esteve na unidade hospitalar para avaliação e validação de medidas para a implantação do centro.

"No Centro de Hidratação, o paciente que estiver com sintomas da dengue passará por uma consulta pelo médico, além de realizar todos os exames necessários e receber a medicação correta para o tratamento. Infelizmente, o aumento no número de casos de dengue é uma realidade em todo o Estado. Porém, a Prefeitura realiza medidas como essa para oferecer um tratamento aos pacientes com dengue, mais eficaz e com a qualidade que necessitam", destacou o secretário de Saúde, Jayme Neto.

Ações de combate à dengue

A Prefeitura está empenhada no combate à dengue, com a realização de ações de bloqueio quando existe caso suspeito ou confirmado com visita às residências próximas, visita intersetorial nos canais e córregos da cidade, controle químico, distribuição de telas para caixas d'água, monitoramento dos pontos estratégicos e realização de checklist pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Além disso, são feitos mutirões de retirada de entulhos e serviços de capina e roçada nas ruas de Resende. As equipes atuam durante o dia e à noite, com a utilização de máquinas e veículos pesados. Nesta ação, são retirados o acúmulo de lixos e entulhos das ruas e espaços públicos, que geram transtornos como surgimento de animais peçonhentos e principalmente o mosquito que transmite a dengue.

Porto Real

Já a Secretaria de Saúde de Porto Real fez mais um o Levantamento do Índice Rápido de Aedes-aegypti, ação conhecida como LIRAa. De acordo com a SMS, a ação é realizada através das Agentes Comunitárias de Endemias, e segue até a sexta, 12, em vários bairros do município.

A Coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Cássia Pitasse, explica que o LIRAa desempenha um papel crucial no controle a doenças como dengue, zika e chikungunya, pois facilita as análises entomológicas, fornecendo informações detalhadas sobre índices prediais (percentual de imóveis positivos), índice Breteau (percentual de depósitos positivos) e o tipo predominante de recipiente positivo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.