Por:

Prefeitura de Pinheiral alerta sobre o risco de obras em áreas de preservação

Construção em área de preservação | Foto: Divulgação

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural de Pinheiral alerta a população sobre a proibição de construção em Áreas de Preservação Permanente (APP). Com o início da temporada de chuvas intensas, é crucial intensificar a atenção aos rios e córregos, considerando a possibilidade de cheias.

A construção irregular em áreas legalmente protegidas por lei representa uma ameaça significativa, especialmente durante períodos de precipitação intensa.

Construir casa ou qualquer outro tipo de edificação em área de preservação pode configurar em crime ambiental e implica no pagamento de multas, além do cidadão responder pela infração.

Entre as consequências para o meio ambiente estão o comprometimento da estabilidade do solo, elevação do risco de deslizamentos de terra e erosões. A ocupação inadequada dessas áreas aumenta as chances de inundações, colocando em perigo propriedades e vidas e danos materiais.

Além disso, tais construções podem contribuir para a contaminação dos corpos d'água, prejudicando a qualidade da água e afetando ecossistemas aquáticos.

O secretário da pasta, Fábio Nogueira destacou que, antes de iniciar qualquer empreendimento, seja compra ou construção, é necessário consultar os órgãos públicos para orientações adequadas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.