Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Júlio Barbosa é escolhido pelo PDT em Pinheiral

Júlio Barbosa e Dr. Luiz Antônio em evento do PDT | Foto: Divulgação

 

Júlio Barbosa é escolhido pelo PDT em Pinheiral

O PDT lançou pré-candidato em Pinheiral. Trata-se do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Julio Barbosa, que vinha pleiteando o apoio do prefeito Ednardo Barbosa, mas não conseguiu. Ednardo irá apoiar Luciano Muniz, conhecido como Lulu, que é chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Turismo. O evento do PDT aconteceu na semana passada e teve pesos pesados. Entre eles, a deputada estadual, Marta Rocha, atual presidente estadual do partido. O ex-prefeito de Piraí, Dr Luiz Antônio, que está reforçando o partido na região.

Lideranças do Sul Fluminense

O PDT conseguiu reunir outras lideranças da região Sul Fluminense, como o deputado estadual, Tande Vieira, que tem sua base política em Resende, e Thiago Valério, que já disputou a prefeitura de Barra Mansa e agora está em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. O evento aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 12, na Câmara Municipal de Pinheiral.

Disputa acirrada nos bastidores

A disputa em Pinheiral promete levar muitos eleitores para as ruas. Só para se ter uma ideia o município pode chegar a ter sete pré-candidatos à prefeitura. Confirmados como pré-candidatos ao governo municipal até agora apenas dois: Luciano Muniz, o Lulu, e Julio Barbosa. Mas a disputa está acalorada nos bastidores e os termômetros prometem manter a mesma temperatura na ruas. Isso faltando ainda 8 meses para o pleito.

Epilepsia pode entrar para calendário de Resende

Thiago Forastieri | Foto: Divulgação

A epilepsia vai passar a ser tema de uma semana de conscientização em Resende. A medida foi implantada pela Lei nº199/2023, de autoria do vereador Tiago Forastieri (PP), que também insere o evento no calendário oficial da Prefeitura. De acordo com a lei, a Semana Municipal de Conscientização da Epilepsia será realizada anualmente, na semana de 9 de setembro - Dia Nacional de Conscientização da Epilepsia. A norma determina que a Prefeitura coordene e promova ações e atividades relacionadas ao tema, podendo ser firmadas, ainda, parcerias com instituições públicas, entidades privadas e da sociedade para este fim.

Acabar com a discriminação

Para o vereador, a falta de informação sobre a epilepsia é um dos principais motivos do estigma e da discriminação que afetam pessoas com essa condição. "Ao dedicar uma semana inteira a essa troca de conhecimento, estamos criando uma oportunidade valiosa para educar nossa comunidade", comenta, destacando, ainda, a importância do evento para a divulgação de informações sobre o apoio e tratamento adequados. Em tempo, o parlamentar também é o autor da Lei nº194/2023, que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Edwards, a ser celebrado em 6 de maio. Também conhecida como síndrome do cromossomo 18, a síndrome é uma condição genética que afeta 1 em cada 5 mil nascidos vivos.

Conscientização

A lei do vereador determina a inclusão da data no calendário oficial do Município, assim como a promoção de ações pela Prefeitura que visem esclarecer a população sobre o tema. Forastieri destaca a importância da. "A conscientização em relação à síndrome é fundamental para o diagnóstico", aponta o veredor Tiago Forastieri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.