Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Deputado cobra solução de falta de energia em Valença

Jari se reúne com moradores do distrito de Valença | Foto: Divulgação

 

Deputado cobra solução de falta de energia em Valença

O crônico problema que moradores de praticamente todos os municípios atendidos pela Light sofrem foi alvo de críticas do deputado estadual Jari de Oliveira, do PSB. Ele esteve nesta segunda-feira, dia 15, em Santa Isabel do Rio Preto para tratar das constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica que afetam todo o distrito de Valença, principalmente o bairro São Bento. O encontro contou também com a participação do deputado federal Luiz Antônio Corrêa. Foi a segunda reunião de Jari com a comunidade sobre o tema.

 

Segundo encontro com moradores

"Estive em Santa Isabel para intermediar contato com a Light, em 15 de dezembro de 2023. Na ocasião, a Light se comprometeu a cumprir um cronograma de podas de árvores para evitar as interrupções constantes no fornecimento de energia. No encontro dessa segunda, vimos que a empresa não executou o serviço totalmente e os moradores seguem tendo prejuízos com a falta de energia".

Nova reunião marcada para março

Agora, além das podas de árvores, a sugestão para evitar as frequentes quedas de energia é a mudança da rede do bairro São Bento para o distrito de Amparo, em Barra Mansa, que faz divisa com o bairro de Santa Isabel, e também a implantação de uma equipe fixa da Light no local para sanar a falta de luz. "Já agendamos nova reunião, para o dia 04 de março, em São Bento com representantes da comunidade e da Light", disse.

Célia Jordão defende novo alerta de risco de desastres

Em resposta a um ofício enviado pela deputada estadual Célia Jordão, do PL, a Anatel comunicou, em dezembro, que está prestes a iniciar o projeto piloto de implementação do sistema de alerta à população sobre risco de desastres naturais via Sistema de Difusão Celular (Cell Broadcast). A deputada é autora de uma lei que obriga as operadoras de telefonia móvel no Estado do Rio a transmitirem gratuitamente o alerta à população. Já usado em outros países, o sistema Cell Broadcast é um avanço frente ao toque das sirenes em áreas de risco e o envio de SMS por meio de alertas antecipados da Defesa Civil.

Sem necessidade de cadastro

O sistema não demanda cadastro prévio do usuário, nem boa qualidade da rede de internet convencional, essencial para atender a todos os municípios. O Sistema emite um toque exclusivo e exige interação do usuário para desligar, garantindo que a mensagem realmente será recebida. Além disso, o sistema também será fundamental para atender situações de desastres naturais em cidades com grande população flutuante. O alerta será transmitido com segmentação geográfica, já que sua localização ocorre por triangulação de antenas, permitindo assim o alcance de toda a população inserida dentro de um polígono delimitado pela Defesa Civil.

Deputada ressalta lei

"Todos os anos, as fortes tempestades de verão deixam um rastro de destruição em vários municípios fluminenses. Hoje, já temos tecnologia disponível que deve ser utilizada a serviço da população, no esforço de salvar vidas em caso desses desastres naturais. Para que a lei de minha autoria possa ser aplicada na prática, é preciso que a Anatel implemente a tecnologia, tornando o sistema disponível para os municípios cadastrados", disse a deputada estadual Célia Jordão, do PL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.