Pesquisadores da UFF (Universidade Federal Fluminense) fizeram uma visita técnica à montadora de veículos Volkswagen, de caminhões e ônibus, em Resende, que conta com cinco mil funcionários. Foram feitas palestras, apresentação de vídeos e slides sobre como funciona o modelo de produção chamado Consórcio Modular, onde cada etapa do processo é feita por uma outra empresa parceira.
Embora muito da informação sobre o processo produtivo seja confidencial, a empresa permitiu visita a linha de produção, direcionada à parte de montagem (Assembly) dos caminhões, mas deixou de fora o setor de estamparia e a pintura.
Os professores e estudantes do Brazilian Research in Auto Industry (BRAIN), laboratório de pesquisas da UFF, coordenado pelo Professor Dr. Raphael Lima, foram recepcionados por Gustavo Dantas, funcionário responsável pela Comunicação Corporativa da empresa, em conjunto com alunos do grupo "Formare", um programa de jovens aprendizes, de Escolas Municipais, selecionados e treinados por um ano para fazerem a apresentação da fábrica.
A apresentação contou com duas palestras sobre a produção e a história da montadora no Brasil. Uma das apresentações foi ministrada por Pablo Olmi, consultor de Soluções da NWCO.
A divisão dos processos na linha de produção demonstra na prática como funciona o modelo de produção através do Consórcio Modular.
"Nele, cada etapa do processo, da produção dos chassis a pintura da lataria, é feita por uma outra empresa parceira. No âmbito de trabalho é possível ver os uniformes dos funcionários com logos diferentes à medida que passamos por cada etapa do processo", conta.
Histórico da montadora
Gustavo Dantas mencionou o histórico da Volkswagen no Brasil a partir de 1981 até a inauguração da fábrica de Resende em 1996, após o fim da Autolatina, joint venture com a Ford encerrada em 1993. Dantas comentou sobre o início da fabricação de caminhões no México em 2003 e sobre a presença da empresa em mais de 30 países, mas deu destaque ao projeto 100% nacional do e-Delivery, um caminhão elétrico, anunciado em 2017 e lançado em 2021.
"Eu quero relatar aos nossos visitantes informações importante sobre o nosso histórico, a nossa planta em Resende pertence ao Grupo Traton, empreendimento que se torna líder do mercado brasileiro em 2001, e que permitiu já em 2012 a produção do caminhão MAN TGX - Extra-pesado, em 2019 a criação do E-Consórcio, que é uma espécie de serviço de pós-venda e em 2021 o lançamento do E-Delivery. No ano passado, 2023 iniciamos o projeto do E-Volksbus", contou.
Para Maria Carolina Barcellos Ferreira, doutoranda da UFF, "já na apresentação institucional da empresa é possível compreender exatamente como a empresa quer ser colocada para o público, como uma empresa internacional". Maria Carolina menciona que um dos aspectos destacados na gestão da fábrica são as políticas de diversidade, "há uma política de inclusão, entre os grupos considerados como grupos de afinidade, como o Geração 4.0 (gerações), Sem limites (pessoas com deficiência), Generosidade (equidade de gênero), Equidade (LGBTQIAP ) e Aquarela (Raça e etnia).
Os funcionários desempenham 4 funções distintas na linha de montagem por dia, o que diminui lesões por esforço repetitivo. Há supervisores que também são operadores e que fiscalizam o trabalho. Eles não estão diferenciados na linha entre os outros funcionários. Eles podem substituir algum operador de qualquer setor e espera-se que saibam desempenhar qualquer função na linha. Além dessa questão, "são observadas as inserções de algumas das técnicas japonesas no chão de fábrica, embora não chamem atenção para isso. Kaizen, Linha em U, Just in time (produção sob demanda, principalmente para cores diferenciadas) são algumas das técnicas japonesas empregadas".
Dois turnos
A planta funciona em dois turnos de trabalho, e conta com cerca de 5 mil trabalhadores que constantemente são denominados como colaboradores. O Consórcio Modular trabalha dividindo o mesmo espaço, mas as áreas de cada empresa são divididas.