De 11 de janeiro a 4 de fevereiro, quatro cadetes do 4° ano da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) participam da Operação Aspirantex 2024, juntamente com os aspirantes da Escola Naval e cadetes da Academia da Força Aérea Brasileira.
A operação, realizada pela Marinha do Brasil, é dividida em fases de mar e de porto e tem o objetivo de contribuir para o incremento do adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra e para a familiarização dos Aspirantes da Escola Naval, com a vida no mar.
No trajeto, os cadetes participam e conhecem os exercícios operativos, de caráter estritamente militar, envolvendo os meios navais e aeronavais da Esquadra, tais como: treinamentos de manobras táticas entre navios, navegação, transferência de carga no mar, funcionamento de sistemas de bordo, como os radares e as máquinas, e guarnecimentos de situações especiais e de emergência, como os Postos de Abandono.
O exercício percorrerá o litoral brasileiro com a previsão de paradas em Fortaleza (CE), Natal (RN), Cabedelo (PB), Recife (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA), onde serão realizadas ações cívico-sociais, com o objetivo de prestar assistência médica e social à população.
Oito Cadetes do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) também embarcaram na Operação, a fim de incrementar o intercâmbio entre as academias militares de formação de oficiais. Cerca de 2.300 militares participam.
*Com informações da Agência Marinha
de Notícias