Por:

CORREIO DO VALE: Tebig tem movimento recorde em Angra dos Reis

Terminal da Transpetro em Angra tem recorde em 2023 | Foto: Divulgação/Tebig

Tebig tem movimento recorde em Angra dos Reis

Um volume recorde de produtos foi movimentado pelo (Tebig) Terminal da Transpetro em Angra dos Reis, em 2023. Foram 42,6 milhões de metros cúbicos, uma alta de 8,8% se comparado com 2022. O volume movimentado no terminal leva em consideração o abastecimento, carga/descarga e transbordo de descarga. O petróleo é o produto mais transportado pelo Tebig, com uma movimentação que hoje corresponde a cerca de 90% do volume exportado pela Petrobras e a aproximadamente 40% da exportação de petróleo nacional. 

 

Operação de navios em alta

A companhia contabilizou também no ano passado a operação de 506 navios no Terminal da Angra dos Reis no ano passado, 42 a mais do que em 2022. O número total de operações "ship to ship" (transferência de cargas entre navios), por sua vez, foi de 210, 28 a mais que 2022. A Taxa de Ocupação de Berço (TOB) no píer do Tebig passou de 80,4% em 2022 para 82,1% em 2023.

Duração de ocupação subiu

Já o Tempo de Estadia do Terminal, que mede a duração de cada ocupação do berço por navios, passou de 42,7 horas, em 2022, para 41,3 horas, em 2023. Os resultados do Oleoduto Rio-Baía da Ilha Grande mostraram aumento no volume movimentado, que passou de 7,03 milhões de metros cúbicos em 2022, para 8,53 milhões em 2023. O recorde de volume ocorreu em julho do ano passado com 1,02 milhão de metros cúbicos.

Jari quer agilidade em obras da Saúde em Volta Redonda

Jari vai até unidades de saúde em obras | Foto: Divulgação

O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) esteve na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho e no SPA (Serviço de Pronto Atendimento) Conforto em Volta Redonda para fiscalizar o andamento das obras que acontecem nas duas unidades de saúde. O atraso na entrega das reformas vem prejudicando o atendimento à população. A UPA está em obra desde fevereiro de 2023 e o SPA Conforto, antigo Cais Conforto, há mais de dois anos. "A demora na entrega da UPA Santo Agostinho e do Cais Conforto é motivo preocupação e indignação para a população que depende do serviço", afirmou o deputado estadual.

Atraso na entrega das obras

A obra na UPA Santo Agostinho começou em fevereiro de 2023 e depois de três aditivos no contrato devia ter sido entregue em novembro passado à população. "Mas o atendimento segue em local precário, no prédio da Faetec", disse o deputado. Já o SPA Conforto está fechado desde dezembro de 2021. "Acompanho essa obra desde quando era vereador de Volta Redonda e a promessa agora é entregar a reforma, que devia ser concluída em dez meses, em março deste ano. Vamos ficar de olho", prometeu Jari. E completou: "As reclamações do moradores são recorrentes e vou seguir acompanhando o andamento das obras e a retomada do atendimento".

Enel esclarece falta de energia

A Enel Distribuição Rio esclareceu nesta terça (23), por meio de nota, que técnicos da companhia trabalham para normalizar o fornecimento de energia para alguns clientes de Angra dos Reis que tiveram o serviço afetado em virtude das fortes chuvas e ventos que atingiram a região nas últimas horas. Entre as localidades afetadas estão Ilha Grande, Porto Galo, Conceição de Jacareí, Maciés, Caetés, Água Santa, Ponta Lesta e Monsuaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.