Como parte da programação da Embratur na Espanha, em função da participação da Feira Internacional do Turismo (Fitur), em Madri, a coordenadora de Mercados Internacionais da Agência, Carolina Stolf, se reuniu com o prefeito de Paraty, Luciano Vidal, em um Brunch de Apresentação do destino Paraty.
O evento, intitulado Parati Day, teve o apoio da Câmara de Comércio Brasil-Espanha e foi realizado na Casa do Brasil, na capital espanhola.
Paraty é patrimônio cultural e de biodiversidade da humanidade pela Unesco e cidade gastronômica criativa também da Unesco. Segundo o Portal de Dados da Embratur, o Rio de Janeiro recebeu, apenas da Argentina, Chile e Estados Unidos, mais de um milhão de visitantes em todo o ano passado.
Destinos internacionais
Para a coordenadora de Mercados Internacionais da Embratur, Carolina Stolf, Paraty, assim como todo o estado do Rio, possui atrativos muito procurados por turistas internacionais: sol e praia, ecoturismo, cultura, arte, gastronomia, legado histórico, afroturismo com as comunidades quilombolas e turismo de povos originários com o legado indígena.
"A Embratur pretende reposicionar o Brasil como opção viável de destino nas prateleiras das operadoras internacionais. Paraty é um destino único que reúne muitos dos interesses dos turistas internacionais, além de ser palco de um calendário extenso de festivais, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A gestão do prefeito Luciano Vidal facilita o trabalho, pois tem feito com que a cidade se torne um destino qualificado e competitivo para o turismo internacional, isso sem perder de vista a sustentabilidade e o bem estar das comunidades locais", ressaltou.
Divulgação do município
O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, aposta na parceria com a Embratur para divulgar a cidade. "O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, está nos ajudando a levar Paraty para o mundo, a turistas nacionais e internacionais. Temos enormes belezas naturais, praias, além da reserva florestal da Mata Atlântica, que merecem ser divulgadas", declarou o gestor, para quem a Europa é um mercado estratégico na promoção da cidade.