Por:

Barra do Piraí quer alunos nas salas

Prefeitura de Barra do Piraí | Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Assessoria de Busca Ativa Escolar, realizou na quarta-feira, 24, uma reunião intersetorial para ajustar o fluxo de trabalho referente ao aluno infrequente.

O objetivo do encontro, realizado no Centro Cultural Rosemar Pimentel, no Centro, foi o de fortalecer as ações em rede entre a Educação, a Assistência Social e o Conselho Tutelar, para garantir o direito de acesso e permanência das crianças e adolescentes no espaço escolar.

A reunião visou aprovar a Resolução do Aluno Infrequente para o ano letivo de 2024. O documento disciplina os procedimentos a serem adotados pelas unidades de ensino da rede municipal com relação ao aluno considerado infrequente e estabelece as intervenções a serem realizadas pela Assessoria de Busca Ativa Escolar da Educação, bem como do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Tutelar.

"O momento de início de ano é fundamental para reger este processo. A busca escolar fundamenta e norteia o cenário onde está inserido o aluno infrequente, e, muitas das vezes, precisamos ir até eles para saber quais realidades enfrentaremos. Ter o apoio e a parceria com a Assistência Social será de grande valia para reverter cenários desfavoráveis", frisa o secretário interino de Educação, Wanderson Barbosa.

"Desenvolvimento humano"

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, pontuou a respeito do crescimento nas ofertas da Secretaria de Educação como "porta de entrada para o desenvolvimento humano", juntamente com a Assistência Social.

"Existem serviços e programas que ambas secretarias promovem para o amparo às crianças e adolescentes. E a Busca Ativa é recorrente nestas ações. Ir até o encontro do outro, saber de suas necessidades e aflições, serve como parâmetro para os trabalhos pedagógicos que vêm sendo desenvolvidos ao longo dos últimos anos", finaliza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.