Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Usina Angra 1 sofre redução automática de potência

A elevação da carga voltará a capacidade máxima ao longo da semana | Foto: Divulgação Eletronuclear

Usina Angra 1 sofre redução automática de potência

A Eletronuclear informou que, na quinta-feira (251), às 17h23, a Usina Nuclear Angra 2 sofreu uma redução automática e controlada da potência no reator ocasionada por uma queda não esperada de barras de controle. Estas barras têm a função de controlar a potência e, também, desligar o reator. Todos os sistemas de segurança funcionaram perfeitamente, e os técnicos da empresa prontamente iniciaram a busca pela causa do problema. A falha foi identificada, no mesmo dia e às 20h08, Angra 2 iniciou o processo de aumento de potência previsto para atingir 100% no mesmo dia.

 

Empresa diz que seguiu protocolo

A empresa ressaltou que o evento não gerou qualquer tipo de risco à segurança nuclear, aos trabalhadores da Central Nuclear, ao meio ambiente ou à população. Informou ainda que está seguindo os protocolos de notificação aos órgãos públicos e reforça seu compromisso com a ampla transparência com a comunicação de suas atividades e o bem-estar da população.

Desligada do sistema

Em 16 de janeiro, a Usina de Angra 1 foi desligada do Sistema Interligado Nacional (SIN) para a realização de um reparo na turbina da usina. Na época, a empresa informou também que o evento, que ainda tem suas causas em apuração, não gerou qualquer tipo de risco aos trabalhadores, ao meio ambiente, à população e à segurança nuclear. Janeiro não está nada bom para a usina.

Encontro discutirá as APLs do Café, Cachaça e Queijo

Queijos artesanais e chachaça do Vale do Café | Foto: Divulgação/Univassouras

A reunião que irá unificar as APLs (Arranjo Produtivo Local) do Café, da Cachaça e do Queijo Artesanal será no dia 7 de março, às 13h30min, no Hotel Vilarejo, em Conservatória, distrito de Valença. A finalidade é impulsionar Turismo no Vale do Café. Na abertura, estarão presentes os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Indústria Comércio e Serviços, Vinicius Farah, Estado de Agricultura; de AGricultura, Flávio Cmpos, de Turismo, Gustavo Tutuca. Estará presente ainda o diretor de Produtos do Sebrae, Júlio César Rezende. A apresentação das ações do turismo no Vale do Café será feita por Wanderson Farias, que é a Assessor especial da Setur-RJ.

Debates incrementam projeto

No período da tarde, a partir das 14h30min, terá apresentação das ações do turismo no Vale do Café feita por Wanderson Farias. No segundo painel, haverá a indicação Geográfica do Café para o Vale do Café, com as participações de Anselmo Buss, consultor do Sebrae, e Aline Barreto, analista do Sebrae. As informações sobre a regulamentação da lei do Selo do queijo artesanal será dadas por Paulo Henrique Moraes, Superintendente da Defesa Agropecuária. Em seguinda, ocorrerá a elaboração de um diagnóstico dos produtores de Cachaça do Vale do Café, que ficará a cargo de Leda Barreto, do Sebrae, enquanto a apresentação dos produtos do APL será comandada por Cristiane Siqueira, oordenadora do curso de Engenharia Química (Univassouras). Para fehcar com chave de ouro, o grupo fará uma visita técnica ao alambique do Hotel Vilarejo e logo depois participará de uma degustação do queijo artesanal do Vale do Café.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.