Sul Fluminense se prepara para temporada de chuvas

Cidades iniciam força-tarefa e executam planos preventivos

Por Arthur Ramos

Fortes chuvas no bairro Bracuí, em Angra dos Reis, vitimaram dois idosos no último mês

Após as fortes chuvas que ocorreram na região no fim do último ano e a expectativa de outras ocorrências ao longo do mês de janeiro, prefeituras já se mobilizam para que os problemas sejam minimizados. De acordo com a Prefeitura de Volta Redonda, está sendo realizada uma força-tarefa envolvendo diversas secretarias e autarquias que visa, ao longo do ano, a limpeza de bueiros, dragagem nos córregos, obra de contenção de encostas, além de podas preventivas nos bairros do município.

Está sendo construído também novas redes de águas pluviais e as antigas passam por processo de desobstrução e limpeza.

Resende

A Prefeitura de Resende informou que possui vários controles diários de monitoramento, que são práticas preventivas que atenuam os impactos. São eles: monitoramento climático e hidrológico, com a execução de relatórios e boletins; análise de pluviômetros automáticos e manuais localizados em pontos estratégicos; análise de réguas dos níveis dos rios; além de ações conjuntas através da Defesa Civil e da Secretaria de Obras, com a limpeza de calhas de rios e córregos, sistemas de drenagens e a poda de árvores.

É também informado que o Plano Preventivo de Defesa Civil está ativo, com início em 1 de novembro e finalização em 31 de março, onde as equipes permanecem em estado de atenção durante todo período considerado de chuvas intensas. Havendo alguma intercorrência, o nível de classificação pode ser alterado.

Barra Mansa

A Prefeitura de Barra Mansa está intensificando os serviços que já são realizados ao longo de todo o ano.

A Compdec informou que os rios estão dentro de suas calhas e sem o risco de transbordo. As equipes vêm mantendo constante monitoramento das áreas de risco.

O coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos, frisou a importância de os moradores estarem atentos e, ao notarem qualquer movimento de cheia ou risco de deslizamento, devem entrar em contato imediatamente com o órgão.

"O período de chuvas de verão ainda se estenderá até o fim do mês de março e sempre existe a possibilidade de chover em outros meses do ano. Por isso, é de grande importância que as pessoas redobrem os cuidados e se mantenham em alerta", disse.

João Vitor ainda detalhou que Barra Mansa possui pontos críticos que são mais suscetíveis a inundações como bairros cortados pelos rios Barra Mansa e Bananal, além das áreas próximas ao Rio Paraíba do Sul.

O coordenador frisou ainda que os moradores de residências próximas a encostas devem reforçar a atenção.

"Baseado nas análises realizadas pela Defesa Civil Estadual, sirenes foram instaladas em localidades que tem maior risco de deslizamentos de terra e alagamentos. Estes equipamentos são acionados para alertar a população da previsão de chuva e para que elas saiam de suas residências e se dirijam a pontos seguros da localidade. Todo esse deslocamento para áreas de apoio é feito com a utilização de placas informando a rota", explicou.

Angra dos Reis

A prefeitura de Angra dos Reis afirmou que, desde 2021, investiu mais de R$ 210 milhões em ações preventivas e de mitigação dos impactos das chuvas na cidade, como desassoreamento de rios, córregos e canais; coleta de lixo e resíduos sólidos; limpeza de bueiros; além de pavimentação, drenagem, enrocamento e contenção de encostas.

Antes de ocorrer os desastres pelas chuvas, são realizadas ações preventivas como vistorias de avaliação de risco, atualização dos mapas de risco e dos planos de contingência, monitoramento meteorológico, cortes de coberturas vegetais que representam risco e identificação de moradores em áreas de risco, entre outras ações.

O município da Costa Verde conta ainda com três Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) permanentes, que estão instalados nos bairros Parque Belém, no Morro do Carmo e no Camorim, que realizam atividades voltadas para a capacitação e apoio da população. As capacitações ocorrem em todos os bairros do município de Angra dos Reis por meio dos núcleos itinerantes.

*Estagiário