Estado de atenção: região se prepara para mais chuva

As tempestades causaram inundações e deslizamentos de terra

Por

Barra Mansa é uma das cidades que segue em alerta, monitorando risco de enchentes

Pelo menos três cidades da região Sul Fluminense e da Costa Verde estão em estado de atenção após o período de fortes chuvas desta semana.

A Defesa Civil de Angra dos Reis continuou em sobreaviso durante esta quarta-feira (24), por conta de grandes acumulados de chuva previstos para a cidade. No dia anterior, foi registrado o volume de 75mm de precipitação, sem registro de desalojados, desabrigados ou mortes.

As equipes da Defesa Civil realizaram uma série de vistorias e interdições em pontos de risco da cidade. Um deles foi a ESF Jacuecanga, que foi visitada pelo órgão após relatos de funcionários sobre ruídos e estalos no local. Mesmo sem terem identificado nenhum problema na estrutura, a unidade ficou fechada até que uma vistoria definitiva fosse realizada.

Uma interdição parcial também foi feita no Morro da Caixa D'água, após um episódio de deslizamento de terra que atingiu uma das residências do local. Ficou constatada a necessidade de demolição do muro e da fachada do imóvel por conta de risco de desabamento sobre a servidão pública.

Profissionais também estiveram em campo fazendo corte de árvores em pontos da Enseada, Ponta Leste, Areal, Marinas, Praia Grande, Monumento do Aquidabã e do Porto Galo, que caíram por conta das chuvas e já foram retiradas.

Equipes monitoraram o nível dos rios que passam pelo Pontal e pelo Ariró, além de vistoriarem o Rio Bracuí, que apresentou transbordamento em trechos da Rua Beira Rio e já voltou ao nível normal.

Barra Mansa

A Defesa Civil de Barra Mansa continua atenta às condições climáticas e segue monitorando áreas de risco, como encostas e margens de rios. De acordo com a equipe, o alto acúmulo de água na Represa do Funil tornou necessária a abertura do vertedouro, em 100m³. Apesar de cheio, o Rio Paraíba do Sul não apresenta risco de transbordo. Em caso de ameaça ou transbordamento, as sirenes serão acionadas e os moradores serão alertados por meio de SMS.

Segundo João Vitor Ramos, coordenador da Defesa Civil, os pontos críticos da cidade, no momento, são os bairros: Centro, na altura da Av. Argemiro de Paula Coutinho, Ano Bom, Roberto Silveira, Vila Maria, Vila Nova, Vista Alegre, Nova Esperança, São Luiz, Boa Sorte, Piteiras, Colônia Santo Antônio e a Vila dos Remédios, no distrito de Floriano.

Um trabalho em conjunto envolvendo a Defesa Civil e a Secretaria de Planejamento Urbano possibilitou o pleito de uma verba de quase R$ 30 milhões para construção de obras de contingência em áreas de risco do município. Ainda segundo João, a topografia irregular da cidade e as cinco bacias hidrográficas que a cortam facilitam a ocorrência de alagamentos.

Inundações

A Secretaria da Defesa Civil de Barra do Piraí alertou sobre a elevação do nível do Rio Paraíba do Sul na manhã desta quarta-feira (24), orientando a população ribeirinha se atentar devido a risco de inundações. Também foi emitido um alerta da Light de que o volume de água poderia continuar subindo nas próximas horas.

Ainda na quarta-feira, a elevação do Rio Paraíba provocou um alagamento em Volta Redonda. A cheia ocorreu na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes (Beira-Rio), abaixo da Ponte Pequetito Amorim.